10 Dicas para Mães Ganharem Tempo

Na rotina muito corrida de uma mãe, qualquer tempo a mais é vantagem. Aprenda a ganhá-lo.

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: 1 a 2 Anos, 2 a 3 Anos, 3 a 4 Anos, 5 a 6 Anos, Até 1 Ano, Bebês, Crianças, Recém Nascidos

Tudo muda com a chegada do bebê, não é mesmo? Até a forma de você lidar com o tempo!

Não importa se você é mãe de primeira viagem ou mãe de muitas viagens, a verdade é que o dia a dia parece cada vez mais corrido, cheio de desafios e o tempo parece cada vez mais raro e difícil de dimensionar. Pensando nisso, separamos dez dicas para que você, mamãe, possa ganhar mais tempo em seu dia a dia:

mãe atarefada

Dicas para Ganhar Tempo na Rotina da Maternidade

1. Reconheça suas limitações e aceite (ou peça) ajuda!

Você é uma super mãe, cuida muito bem do seu filho, da sua casa, do seu trabalho e do seu casamento. Mas a verdade é que nem tudo isso você deve enfrentar sozinha! Se você perceber que está sobrecarregada, peça ajuda e a aceite tranquilamente quando alguém a oferecer! Ninguém vai te julgar por ser humana!

2. Converse com seu marido!

Sim, converse com ele e demonstre que você está sobrecarregada ou cansada. Delegue responsabilidades a ele e deixe-o agir. Sempre tem alguma coisa que ele pode te ajudar (nem que seja tirando aquela bendita toalha de cima da cama, ou recolhendo os sapatos e gravatas jogados pela casa!)

3. Ensine seu filho a arrumar suas coisas

Desde criança ele deve saber que hora de brincar é hora de brincar e hora de arrumar é hora de arrumar. E mais: se ele bagunçou, ele pode muito bem fazer o processo contrário e guardar tudo no lugar.

4. Estabeleça uma rotina

Dia para compras, dia para faxina, dia para passear. Busque estabelecer uma rotina para que você não se esqueça de tudo o que tem que fazer.

5. Imponha horários

Seu filho precisa ter horário para tudo: para dormir, para acordar, para fazer as tarefas, para brincar. Simples assim, ele pode dar um pouco de trabalho, mas será o melhor para ele.

mãe multitarefas

6. Nada para a última hora

Combinou aquele jantar bacana com os amigos e esqueceu de comprar a carne do churrasco? Parece absurdo, mas não é! Na correria do dia a dia você acaba se acostumando a deixar tudo para a última hora, e às vezes quando a última hora chega você não vai der tempo nem de dar atenção a ele, e se algo acontece? Programe-se melhor.

7. Nada de pilhas de contas

Estabeleça um sistema onde você controla melhor suas contas, sem se esquecer de pagá-las. Pode ser uma pasta, em um apoio na cozinha onde você as deposita, onde você quiser! Desde que seja eficiente e visível!

8. Faça um cardápio prévio da semana

Isso mesmo, como se fosse um restaurante: deixe uma prévia das refeições da semana já preparadas.

9. Cuide mais de você!

Não adianta tentar cuidar de tudo e todo mundo estando infeliz! Separe um tempo diário para cuidar só de você (como se você estivesse cuidando de outra pessoa).

10. Tenha vida própria

Valorize-se. Ame-se. Faça o que gosta. Tenha amigos, vá passear, vá trabalhar, leia, assista a filmes, faça o que gosta. Alegre-se!

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



1 comentário

  1. Gabriel Adriano

    este é um artigo muito bom, gostei e acredito que pondo em prática salvará e ajudará muitos relacionamentos. Pois por vezes, a vinda de um bebé, que é uma benção acaba sendo motivo de afastamento entre o casal.Simplesmente por falta da gestão do tempo e da vida interna do casal.

Comente!




*Campos obrigatórios