10 Dicas para os Primeiros Dias do Bebê em Casa

Veja como aproveitar esse momento em que mãe e filho estão se conhecendo

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Bebês, Recém Nascidos

Durante nove meses, você se preparou, leu muito sobre maternidade, conversou com outras mamães sobre os cuidados com o bebê e deixou tudo em ordem para a chegada do seu filho. Depois do parto, você não vê a hora de levar o recém-nascido para casa. Mas aí é que começa uma nova vida para a mamãe: os primeiros dias com o bebê não são nada fáceis, por isso, reunimos dez dicas para ajudá-la a aproveitar esse momento tão especial:

recém-nascido

1) Amamentação

No começo é um desafio, porque o bebê ainda não sabe como mamar. É preciso ter paciência, porque nas primeiras vezes o bebê pode ficar com fome, mas não conseguir fazer a pega correta. A dica é pedir orientação ainda na maternidade para as enfermeiras, que vão mostrar o jeito correto de amamentar. A mãe pode ficar nervosa, mas não pode desistir: o leite materno oferece todos os nutrientes para o desenvolvimento sadio do bebê. Fique tranquila, vá para um local silencioso, acomode-se confortavelmente e, rapidinho, o bebê pega o jeito.

2)  Banho do bebê

O recém-nascido é tão frágil e, por isso, no começo dá um certo medo dar banho nele. Escolha o horário mais quente do dia e feche todas as janelas para evitar correntes de ar. Deixe tudo separado para a troca do bebê, como fralda, pomada e roupas. Antes do banho, limpe o bumbum e genitais do bebê para não sujar a água. A água deve estar morna. Utilize um sabonete neutro indicado para bebês.

3)   Umbigo

É preciso fazer a higienização correta do coto umbilical do recém-nascido, já que vai levar cerca de 7 a 21 dias até que ele se solte. A limpeza adequada evita infecções. Para higienizar, a mamãe deve estar com as mãos limpas. Faça a limpeza do coto umbilical a cada troca de fralda e após o banho. É muito simples de fazer: utilize um cotonete embebido em álcool 70%, levante o coto e passe a haste em toda a área do umbigo. Pronto, só isso. No banho, lave a região com água e sabonete neutro.

4)  Sonecas

O bebezinho vai dormir várias horas por dia, mas também vai acordar diversas vezes, principalmente para mamar. Como a mãe acaba dormindo pouco e mal, aproveite as sonecas do recém-nascido para descansar.

5)  Troca de fraldas

Você vai trocar as fraldas do recém-nascido várias vezes ao dia. Não deixe que a pele dele fique muito tempo em contato com a umidade do xixi ou cocô porque ele pode ter assaduras. Reserve um espaço para troca de fraldas e deixe tudo separado, como fraldas, pomada, algodão e água morna.

6) Ajuda do papai

É importante que o papai faça parte da rotina de cuidados com o bebê: ele pode ajudar a dar banho, trocar fralda ou fazer o pequeno dormir.

7) Prepare a despensa

Na semana anterior ao parto, a dica é deixar a casa preparada com itens de alimentação e higiene pessoal, porque depois que o bebê nasce, principalmente nos primeiros dias fica complicado ir até o supermercado.

casal e recém-nascido

8) Visitas

Todo mundo gosta de visitar o recém-nascido, mas as visitas cansam muito, principalmente nos primeiros dias. Então, fale para amigos e familiares esperarem pelo menos um mês para vir visitar o bebê e, de preferência, de final de semana, já que você pode contar com a ajuda do maridão. Mas não mude a rotina do bebê por conta das visitas. Respeite os horários de mamar, sonecas e banho.

9) Limpeza de casa

A mãe dedica todo o seu dia para os cuidados com o recém-nascido, ficando complicado assumir as tarefas domésticas. Por isso, se você não tem uma diarista, peça para seu parceiro, para algum familiar ou amiga dar uma mão. Você vai precisar!

10) Saídas com o bebê

Nos primeiros dias, o bebê tem que sair para ir ao pediatra e ao posto de saúde para o teste do pezinho. Coloque uma roupa adequada no recém-nascido (sem sufocá-lo) e transporte-o no bebê conforto. Prepare-se para amamentá-lo ou trocar as fraldas nesses locais.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios