5 Brinquedos que Estimulam a Imaginação da Criança

Saiba quais são os brinquedos que mais podem estimular o raciocínio da criança na primeira infância

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: 1 a 2 Anos, 2 a 3 Anos, 3 a 4 Anos, 5 a 6 Anos, Crianças

Já é sabido o quanto é importante estimular a criança em seus primeiros anos de vida. Aproveitar essa fase de amadurecimento cognitivo pode fazer com que sua imaginação e experiências com mundo, aumentem significativamente. A criança, quando pequena, tem uma ampla capacidade de imaginar e deduzir muitas coisas, assim, aprende a viver com o mundo lá fora, desenvolvendo habilidades de competências múltiplas, tais como raciocínio, lógica e inteligência.

brinquedo de simulação

Para isso, os brinquedos ajudam e muito sua imaginação crescente, possibilitando a interação e a compreensão. Muitos brinquedos estimulam a imaginação da criança, proporcionando completo aprendizado e entendimento. Quando a criança está sozinha com seu brinquedo, brincando sozinha, ela acaba criando situações e acontecimentos que sua imaginação permite levar. Esse contato frente a frente entre ela, o brinquedo e sua imaginação, é o processo mais importante durante sua infância. Então, deixe acontecer espontaneamente e naturalmente. Não imponha.

Brinquedos que imitam o mundo dos adultos

Os brinquedos que imitam o mundo dos adultos são aqueles que nunca vão sair das prateleiras: panelinhas, kits de médicos, carrinhos, vassouras, bonecas… Esses brinquedos auxiliam a criança a simular seu próprio mundo adulto, ajudando em uma rotina e até deveres de casa. Quando a criança tem contato com os mesmos utensílios do mundo adulto, ela começa a entender como se “portar” no mundo. Com esses brinquedos, a criança cria histórias, roteiros e personagens, como: “mamãe”, “papai”, “cachorro”.

crianças brincando

Cabaninhas

As cabaninhas são outros brinquedos que ajudam a estimular sua imaginação. Não precisam ser necessariamente cabaninhas. As casinhas de bonecas ou até mesmo uma cabana (para o menino), fazem com que a criança tenha um espaço reservado a ela, onde será possível desenvolver sua historinha dentro de uma cabana, em que ninguém poderá interferir. Esse espaço independente garante que a imaginação role solta, proporcionando grandes aventuras!

Quebra-cabeças

criança montando lego

Os quebra-cabeças vão ajudar no raciocínio e coordenação motora. Para a criança entender qual peça deve encaixar para formar tal desenho ou imagem, pode deixá-la estimulada a continuar e a descobrir, por si só, qual será o final. A ajuda de um adulto é cabível nessa situação, entretanto, o adulto tem de ser o coadjuvante, e a criança, a protagonista.

Brinquedos interativos

brinquedo musical

Os brinquedos interativos são aqueles que ensinam música, números, alfabeto, animais e assim por diante. A criança consegue desenvolver sua imaginação e aprender os conceitos de cada um desses itens apenas interagindo com o brinquedo. Mas, é necessária a supervisão de um adulto para “checar” as informações que a criança aprendeu.

Materiais para pintar e desenhar

Os materiais para pintar e desenhar são aqueles cadernos de desenhos e lápis de cor. É possível que a própria criança estimule seu pensamento a fim de criar um desenho. Com um lápis e um papel na mão, a criança consegue (e tenta) transmitir exatamente o que está pensando por meio do desenho, possibilitando aos pais a compreensão de comportamentos e sentimentos da criança. Desenhar e pintar são duas ações que todas as escolas estimulam, com o intuito de entender a cabecinha delas, da melhor maneira possível.

Onde adquirir esses brinquedos

brinquedo lúdico

Esses cinco brinquedos são aqueles que mais estimulam a imaginação da criança. A hora de brincar deve virar rotina no cotidiano da criança, para que ela não perca a inocência e a ingenuidade de querer e poder criar histórias e fantasias, de acordo com sua imaginação e vontade.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios