5 Dicas para Ajudar Você a Engravidar Naturalmente

Engravide naturalmente seguindo dicas importantes no seu dia a dia, conhecendo o seu ciclo, mantendo o corpo esbelto, deixando os maus hábitos de lado entre outras.

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Quero Engravidar

Se você sonha em ser mãe, tem tentado constantemente e ainda não conseguiu gerar o seu bebê, não se preocupe, pois não há de ser nada grave. Alguns hábitos, tanto alimentares quanto comportamentais podem afetar positiva ou negativamente na fertilidade tanto do homem quanto da mulher. Além disso, é preciso saber exatamente qual é o seu período de ovulação para que a criança seja concebida. Quer saber mais? Então veja essas 5 dicas para ajudar você a engravidar naturalmente:

5-dicas-para-ajudar-voce-a-engravidar-naturalmente

Período de Ovulação

Primeiramente, você deve saber quando está ovulando. Para tanto, existem 4 métodos seguros:

  1. Contando os dias do mês: se você tem a menstruação bem regulada, esse método funcionará perfeitamente. Calcule a provável data da sua próxima menstruação e, dessa data, volte 12 dias e marque essa data. Depois, retroceda mais 4 dias, fazendo outra marca. É nesse período que você provavelmente estará ovulando.
  2. Temperatura, muco e colo do útero: a ovulação acontece no último ou no penúltimo dia em que a temperatura corporal está baixa, o que ocorre antes que a temperatura se eleve por vários dias seguidos. Também quando a secreção da vagina se parece com clara de ovo ou quando o colo do útero está alto e macio.
  3. Teste de farmácia que mede os hormônios: esse é um dos mais assertivos. Com esse kit vendido em farmácias, você poderá detectar a sua ovulação 1 dia antes dela acontecer, o que te dará tempo para preparar a noite da concepção.
  4. Ultrassonografia seriada: esse método é realizado pelo médico, que o faz através de uma sequência de ultrassonografias transvaginais, nas quais é possível detectar precisamente os dias em que acontecerão a ovulação.

Dieta Saudável e Peso Em Dia

O seu bebê precisa de um ambiente propício para ser gerado, o que depende da sua alimentação. Portanto, nada de exagerar nas gorduras saturadas, nos doces e nos produtos industrializados. Encha a sua geladeira de frutas, verduras e legumes. E se estiver acima do peso, comece a praticar atividades físicas para emagrecer, pois a obesidade compromete a fecundação.

5-dicas-para-ajudar-voce-a-engravidar-naturalmente1

Fora os Maus Hábitos

Se você fuma e quer mesmo engravidar, largue os cigarros agora mesmo! Sim, porque o tabagismo, além de prejudicar a ovulação, pode causar o aborto instantâneo. E se mesmo fumando você conseguir engravidar, seu filho pode nascer com problemas de crescimento ou nos pulmões. Com relação ao álcool, ele interfere na secreção da testosterona nos homens. Então, para conceber o seu bebê, o casal deve mudar de vida pelo menos 3 meses antes de verem o resultado positivo.

Com Calma e Tranquilidade

Quanto mais ansiosos e nervosos vocês ficarem porque não estão conseguindo engravidar, mais difícil ficará, já que o nervosismo abala os níveis de testosterona, o que reduz drasticamente a produção de espermatozóides. Com relação à mulher, esses sentimentos alteram a ovulação. Portanto, mantenha a calma e relaxe, pois quando tiver que acontecer, acontecerá.

Evite o Banho Após o Sexo

É comum que homens e mulheres se lavem logo após o sexo. No entanto, essa é uma atitude que, apesar de higiênica, pode prejudicar a concepção. Isso porque no banho, os espermatozóides podem ser levados embora com a água ao invés de fecundarem o óvulo. Para que isso não aconteça, permaneça entre 30 e 45 minutos deitada para que os espermatozóides consigam se instalar com eficácia e gerar o seu tão sonhado bebê.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios