A Hora Certa para o Bebê Comer

Veja como organizar a rotina de alimentação do seu filho

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: 1 a 2 Anos, 2 a 3 Anos, Até 1 Ano, Bebês, Crianças

As mães têm muitas dúvidas sobre como estabelecer a rotina de alimentação dos bebês. É preciso ter tudo controlado para que o bebê não fique com fome, situação que o deixa bastante irritado.

Para o recém-nascido, a dica é amamentar de duas em duas horas, porque ele não consegue mamar uma grande quantidade por vez e seu estômago é muito pequeno. Então, mamãe, esteja preparada para a amamentação a todo momento, um esforço que vale muito a pena. A dica é a mamãe beber bastante água.

Com o passar dos meses, o intervalo entre as mamadas vai aumentando e a mãe estabelece um ritmo próprio com a criança. Até os seis meses, o leite materno pode ser o alimento exclusivo do bebê, não sendo necessário dar água, suco ou chá.

hora de comer

A partir dos seis meses, o bebê já pode fazer a transição da alimentação, incluindo, além do leite materno, sucos e papinhas de fruta. Aí é que surge a dúvida: qual o melhor horário para isso? A dica é dar o suco pela manhã e a papinha à tarde, como um “lanchinho”. Estabeleça um horário para isso: por exemplo, você pode oferecer o suquinho às 9h30 e a papinha de frutas às 15h.

Depois do suco e papinha de frutas, o próximo passo é introduzir o almoço na rotina de alimentação do bebezinho. A dica é o bebê almoçar antes da família, mesmo porque você precisa de um tempo só para isso. Procure dar o almoço por volta das 11h e 11h30. No início, comece com dois tipos de legumes, sem acrescentar sal ou tempero. O bebê certamente fará cara feia, mas é só ter paciência que, aos pouquinhos, ele vai aceitando. Com o tempo, acrescente arroz, depois carne, folha verde escura e por fim o sal (em pouca quantidade) e algum tempero, como salsinha e cebolinha.

No próximo mês é necessário acrescentar o jantar na rotina alimentar da criança. Dê esta refeição entre 18h e 18h30. Esse momento já pode ser uma preparação para o ritual de relaxamento para o bebê para dormir. A mãe dá o jantar, banho, faz massagem e depois dá o leite antes de ele adormecer.

bebê sendo alimentado

Exemplo de rotininha

Assim, é possível estabelecer uma grade de horários para a alimentação do bebezinho. Veja um exemplo: Toma leite ao acordar (isso varia de criança para criança, mas fica entre 7h30 e 8h), depois toma um suco às 9h30, almoça às 11h30, toma leite às 13h30, come papinha de frutas às 15h30, janta às 18h30 e toma leite antes de dormir. A mãe pode fazer variações: ao invés da papinha de fruta, oferecer gelatina ou iogurte com frutas e, ao invés do leite antes de dormir, pode dar um chá. Procure variar as frutas e os sabores de sucos para que a criança passe a gostar de uma variedade de alimentos. Faça variações também no almoço e jantar.

Tranquilidade

Na hora de dar a papinha para o bebê, além de seguir uma rotina de horário, é necessário escolher um ambiente tranquilo, sem barulho. Portanto, desligue a televisão ou outros aparelhos e concentre-se na refeição do bebê.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



1 comentário

  1. JADE

    ADOREI AS DICAS PQ EU NAO ESTAVA SABENDO ORGANIZAR OS HORARIOS DE PAPA DA MINHA PEQUENIN BRIGADA

Comente!




*Campos obrigatórios