A Importância do Ferro na Alimentação das Crianças

Saiba Tudo sobre o Ferro e sua necessidade na infância

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: 1 a 2 Anos, 2 a 3 Anos, 3 a 4 Anos, 5 a 6 Anos, Alimentação, Crianças, Saúde

Você já deve ter ouvido que o Ferro é extremamente importante para o desenvolvimento saudável do seu filho, não é mesmo? Isso é mito ou é verdade?

É verdade! O Ferro é um dos principais minerais que devem ser ingeridos todos os dias para que as crianças se desenvolvam com saúde e não fiquem doentes. Mas deve ser ingerido da forma correta e na quantidade correta. Se você observar, a maior parte dos alimentos fabricados hoje em dia para as crianças, como leite, iogurtes, biscoitos, têm a presença de diversos minerais, e entre eles está o Ferro.

vegetais verdes

O que o Ferro Proporciona

O Ferro é necessário para a formação de hemoglobinas nos glóbulos vermelhos (as células responsáveis pelo transporte de oxigênio pelo corpo). Quando uma pessoa tem deficiência de ferro no organismo, ela pode ficar doente, pois sua imunidade fica baixa, tornando-a mais suscetível a infecções.

Se o efeito pode ser grave em um adulto saudável, imagine em uma criança! Daí a importância de você oferecer ao seu filho alimentos ricos em ferro, para que ele cresça sempre saudável.

Mas, vai com calma! Existe a quantidade correta de ferro que seu filho deve ingerir, pois o Ferro em excesso também é prejudicial para sua saúde. O pediatra do seu filho é a melhor pessoa do mundo para te indicar a quantidade certa para ingestão diária, então, converse com ele!

Em quais alimentos encontrar o Ferro

O Ferro pode ser encontrado em diversos alimentos, inclusive no leite materno. Isso mesmo! O primeiro alimento que seu filho irá receber ao nascer, o leite materno, lhe proporcionará a quantidade exata de Ferro que ele necessita até completar seis meses. Após esse período, outros alimentos devem ser incluídos na alimentação diária do seu pequeno. São eles:

  • Carne, especialmente a carne vermelha;
  • Peixe;
  • Frango, especialmente indicado coxa cozida, sem pele;
  • Feijão, especialmente o preto;
  • Alimentos integrais, como pão ou cereais;
  • Fígado de boi ou de galinha;
  • Legumes de folha verde, especialmente couve e agrião;
  • Leite, especialmente os que são enriquecidos com Ferro e outros minerais, os infantis.

Lembre-se: se seu filho recusar algum alimento, procure substituí-lo de outro de valor mineral igual. Para absorver corretamente o Ferro, deve-se ingerir também alimentos ricos em Vitamina C.

feijões

Porção Diária Recomendada

Como sabemos, o Ferro deve ser ingerido na quantidade correta. Do contrário, tanto a ausência ou o excesso podem ser prejudiciais.

A porção diária de Ferro varia de acordo com a idade da criança:

  • 0 a 6 meses: 0,27 mg/dia
  • 7 a 12 meses: 11 mg/dia
  • 1 a 3 anos: 7 mg/dia
  • 4 a 8 anos: 10 mg/dia
  • 9 a 13 anos: 8 mg/dia

Esses valores são de referência, tire suas dúvidas com o pediatra do seu filho.

A Falta de Ferro por Causar Anemia

Sim, a falta de Ferro causa uma das doenças mais comuns no mundo infantil: a anemia. Calcula-se que 40% das crianças brasileiras já tiveram ou irão ter anemia infantil.

Se você suspeita que seu filho esteja com anemia infantil, não perca tempo, procure o pediatra, ele indicará o tratamento adequado.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



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