A Mãe Depois do Bebê

Sua vida vai mudar totalmente após a chegada do bebê: prepare-se!

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Dicas

Ser mãe é viver uma maratona de ansiedades. Primeiro vem a ansiedade do resultado do exame de gravidez, com a gestação, com o parto e depois bate aquela ansiedade com relação ao que vai acontecer após o nascimento bebê.

mãe feliz

O que acontece com seu corpo

O seu corpo mudou completamente durante a gestação e logo após o parto ele começará a mudar novamente. É natural que você sinta essas alterações e ache estranho no começo, portanto, nada de pânico! Deixe seu organismo se recuperar da gestação naturalmente!

Aos poucos seu útero voltará no lugar, seus tornozelos vão desinchar e sua coluna vai parar de doer. A azia tende também a diminuir com o tempo.

Se você teve um parto normal, a recuperação será mais rápida do que no caso da cesárea, afinal a cesárea é uma cirurgia. Caso você tenha passado por uma cesárea, é normal que você sinta um pouco de dor no corpo e na barriga, onde foi feito o corte, especialmente ao se levantar e deitar e caso precise ficar muito tempo em pé.

Durante mais ou menos seis semanas você ainda terá uma espécie de menstruação, que nada mais é do que a eliminação do sangue acumulado no seu útero durante toda a gestação.

Seus seios ficarão mais macios e inchados, especialmente na hora de amamentar seu bebê! Todas essas alterações são naturais e acontecem aos poucos, enquanto seu pequeno também se acostuma a viver fora do útero.

Difícil mesmo vai ser se acostumar sem aquele barrigão delicioso!

O que acontece com a sua mente

Esse talvez seja o maior medo e causa de ansiedade nas mamães! “Como vou saber se vou ser boa mãe?” Calma mamãe! Como diria o velho ditado: quando nasce o bebê, nasce a mamãe junto!

É natural que você fique um pouco ansiosa após o nascimento do bebê, afinal agora o jogo começa para valer, não é mesmo? Você pode ter um pouco de medo, ansiedade, receio e euforia. Tudo isso é normal e faz parte dessa nova fase da sua vida.

Do mesmo jeito que você vai aos poucos conhecendo seu bebê, aos poucos você vai conhecendo sua própria personalidade de mãe! E prepare-se: você vai se surpreender com o poder e capacidade que você tem!

mãe pós maternidade

Portanto: confie em si mesma! É natural que você se preocupe com seu bebê, queira sempre protegê-lo e mantê-lo próximo, mas lembre-se que ele precisa de espaço próprio para se desenvolver. Lembre-se também que você precisa descansar para estar sempre pronta para quando seu bebê precisar de você!

Se você tiver muito medo de tocar e cuidar de seu bebê, estiver muito ansiosa, chorando muito, assustada e sem conseguir dormir, não deixe de pedir ajuda a quem você confia! Além disso, procure seu médico e exponha seus sentimentos a ele.

Algumas mamães passam por depressão pós-parto ou ansiedade pós-parto e não há nada de errado nisso! No entanto, é necessário que você erga a cabeça e procure ajuda para melhorar!

Tenha paciência, respeite seus sentimentos e descubra a mãe depois do bebê que existe em você!

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios