Alimentação Ideal Durante a Gestação

Cada fase da gravidez pede por nutrientes específicos para que o bebê cresça com saúde.

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Alimentação, Gravidez, Saúde

Muitas gestantes ainda acreditam que, por estarem carregando um bebê no ventre, devem comer por dois, ou o seu filho nascerá com problemas de saúde. Se você é uma dessas mamães, fique atenta, pois esse mito já caiu há muito tempo. Na realidade, você deve se alimentar bem, e isso não significa que deve comer excessivamente, mas sim, com qualidade. Então, se quiser evitar problemas tanto para o seu bebê quanto para você, veja qual é a alimentação ideal durante a gestação.

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Primeiros 3 Meses

A maioria das mulheres sente muito enjôo e náuseas nos 3 primeiros meses de gravidez graças às inúmeras mudanças sofridas no seu organismo. Por isso, algumas mamães não conseguem se alimentar direito, reduzindo as calorias ingeridas. No entanto, lembre-se de que, nessa fase, partes vitais do bebê estão em desenvolvimento, principalmente o sistema nervoso. Dessa forma, ingira muitos alimentos ricos em ácido fólico e ferro, além de beber bastante líquido, especialmente a água.

O ferro está presente no ovo, no feijão, no fígado, nas carnes e nas verduras. E para que seja melhor absorvido, alie o seu consumo ao da vitamina C encontrada nas frutas cítricas, no tomate, nos pimentões e na couve-flor. Por sua vez, o ácido fólico está nos cereais, nas frutas cítricas e nos vegetais de cor verde escura como a couve, o brócolis e o espinafre. Contudo, prefira cozinhar esses alimentos no vapor, pois as temperaturas muito altas acabam por destruí-lo.

Segundo Trimestre

Como os ossos e os dentes do seu bebê estarão em formação, acrescente muito cálcio e vitamina D à sua alimentação diária. Além disso, são importantes a vitamina C para a composição da pele, dos vasos sanguíneos e da cartilagem, o magnésio para favorecer o desenvolvimento dos tecidos do corpo, a vitamina B6 para que o bebê ganhe peso e para evitar a depressão pós-parto e o ferro para a produção de hemoglobinas.

O magnésio é um mineral encontrado na soja, no cacau, nos cereais integrais, nos feijões, nas nozes e nas ervilhas enquanto o cálcio compõe a gema do ovo, os cereais integrais, a soja, o tofu e o leite e seus derivados. A vitamina D está nos ovos, no fígado e na manteiga e é absorvida após banhos de sol e, por fim, a vitamina B6 está presente no frango, no peixe, no milho, no trigo, no leite e seus derivados e nas leveduras.

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Último Trimestre

Como o seu bebê estará quase pronto, podem ser acrescentadas até 300 calorias diárias à sua alimentação. Dê preferência aos alimentos que contenham cálcio para a formação do leite e para evitar a coagulação sanguínea e para que a sua pressão e os batimentos cardíacos fiquem equilibrados. Entretanto, cuidado para não ingerir fontes de cálcio e ferro no mesmo prato, pois um nutriente pode atrapalhar a absorção do outro.

O Que Não Comer

A gestante pode comer de tudo, entretanto, alguns alimentos devem ser evitados para não prejudicarem o bom desenvolvimento do bebê. São eles os frutos do mar e os peixes crus, os queijos de casca branca e com fungos, a carne de boi malpassada ou crua, os peixes como o peixe-espada, o tubarão e o cação e as bebidas alcoólicas.

Últimas Dicas

Tente se alimentar a cada 3 horas para que o seu organismo seja sempre carregado de nutrientes. Nas refeições principais, faça pratos diversificados e coloridos, de modo que contenham várias fontes de vitaminas, sais minerais e nutrientes e, entre elas, consuma uma fruta ou uma bolacha ou pão integral com uma fonte de cálcio. Com isso, seu bebê crescerá com bastante saúde na sua barriga e, após o parto, será forte e bem nutrido. Além disso, você não sofrerá de problemas de saúde, ficando cheia de energia e felicidade.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



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