Anovulação

saiba tudo sobre a anovulação, uma condição mais comum em mulheres do que você imagina.

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Quero Engravidar, Saúde

Muitas mulheres sonham em ser mães. E muitas delas enfrentam um desafio exaustivo: a dificuldade em engravidar. Existem diversos fatores que podem contribuir para a dificuldade em engravidar: a anovulação é um deles.

O que é a anovulação

Para se entender o que é anovulação, primeiro precisamos entender, ao menos, o básico de como ocorre a ovulação. A ovulação é o processo que gera a liberação do ovócito do ovário e sua consequente ida até as tubas uterinas a fim de ser fecundado pelo espermatozóide e posterior alojamento no útero, causando uma gravidez. A anovulação ocorre quando não existe liberação do ovócito. Ela pode ocorrer devido ao não amadurecimento do ovócito ou a outros problemas decorrentes de desequilíbrio hormonal, químico, psicológico ou funcional do organismo da mulher.

Mulheres que não utilizam anticoncepcionais (pílula, injeções, etc) e que tem dificuldade para menstruar podem sofrer de anovulação. Apesar de ser um tanto comum, a anovulação pode ser tratada e superada. Um passo a frente para tornar seu sonho realidade!

As principais causas da anovulação

70% dos casos de anovulação são decorrentes de desequilíbrios hormonais ou químicos. Normalmente, mulheres com desequilíbrio hormonal não produzem folículos suficientes para desenvolver os óvulos a serem amadurecidos. Pode ser um problema hipotálamo ou mesmo na glândula pituitária (responsáveis pela liberação de hormônio responsável pelo amadurecimento dos óvulos). Mulheres com problemas de hipertiroidismo ou hipotiroidismo também podem apresentar anovulação, bem como aquelas que têm disfunção da tireoide ou ovários policísticos.

A anovulação também pode estar presente na vida das mulheres que sofrem de anorexias, perda de peso brusca ou obesidade. Mulheres que passaram por situações traumáticas graves também podem enfrentar o problema, devido ao choque emocional afetar o funcionamento do hipotálamo. Se os ovários pararem de funcionar, a anovulação também pode acontecer.

Conheça os principais sintomas

Os sintomas mais comuns da anovulação é a amenorreia, ou seja, a falta de menstruação, a menstruação não frequente ou irregular. A mastalgia (dor ou sensibilidade nos seios) é comum às mulheres, especialmente durante os períodos menstruais. Caso exista a ausência de mastalgia, a mulher pode desconfiar de algum distúrbio hormonal, que pode também ser sinônimo de anovulação. Surgimento ou aumento de pelos no corpo ou face também são forte indícios.

Tratamentos para anovulação

As notícias são ótimas: 90% dos casos de anovulação quando tratados são curados! Normalmente, é utilizado medicamentos próprios para o caso. Caso você desconfie que esteja enfrentando esse problema, procure imediatamente o seu ginecologista. Mas, tenha paciência, nem sempre a anovulação é de fácil diagnóstico.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios