Ansiedade Pós Parto

Conheça mais sobre a ansiedade pós parto e como tratá-la

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Parto, Problemas

Depois do nascimento do bebê, muitas mamães enfrentam um desafio: a depressão pós-parto. Você já ouviu nela, certo? Aquela tristeza inexplicável que ataca as mamães, que parece querer minguar com toda a magia que só a maternidade trás. E em ansiedade pós-parto, você já ouviu falar?

A maioria das pessoas acredita que a depressão pós-parto é o problema psicológico mais comum entre as mães. No entanto, pesquisas recentes concluem que a ansiedade pós-parto é muito mais recorrente. E, se não tratada de forma adequada, ela pode trazer graves conseqüências para a paciente.

gravidez avançada

Sintomas da ansiedade pós-parto

Os sintomas da ansiedade pós-parto são muito próximos aos sintomas de crises de ansiedade. Os mais comuns são:

  • Aceleração dos batimentos cardíacos;
  • Crises de pressão alta;
  • Excesso de transpiração;
  • Náuseas;
  • Medo excessivo ou crises parecidas a crises de pânico (inclusive o medo de machucar o bebê);
  • Insônia ou incapacidade de ficar sem se mover;
  • Pensamentos obsessivos com relação ao bebê (normalmente medo de que ele se machuque ou algo ruim aconteça caso você não o vigie);
  • Visões ou sentimentos de situações de perigo ou perturbadoras;
  • Diminuição da saliva;
  • Formigamento nas juntas;
  • Queda no sistema imunológico, favorecendo o surgimento de outras doenças.

Entenda quais são as principais causas da ansiedade pós-parto

Não existe uma causa única para o surgimento da ansiedade pós-parto. Ela surge em decorrência a diversas situações e fatores, especialmente a responsabilidade de lidar com o novo.

Entenda: A ansiedade é um aspecto humano ligado ao instinto de sobrevivência. Diante de uma nova situação ou experiência é absolutamente natural sentirmos ansiedade. A maternidade é sempre uma nova experiência, independente de quantos filhos você tiver, jamais uma gestação será como a outra e jamais um bebê será como o outro. Então, um certo grau de ansiedade é natural você sentir. No entanto, a ansiedade quando fora de controle, se torna um sério problema, tanto para a paciente como para todos ao seu redor.

ultrassom

As conseqüências da ansiedade pós-parto

A ansiedade pós-parto pode trazer conseqüências tanto psicológicas quanto físicas para a paciente.

A mamãe com ansiedade pós-parto pode começar a desenvolver atitudes obsessivas e compulsivas, Crises de Pânico e ter graves doenças físicas.

Diagnóstico e Tratamento

Caso você sinta os sintomas ou conheça alguma mamãe que os tenha, procure ajuda imediata. Um psicológico ou um psiquiatra são mais os indicados para diagnosticar de forma correta a doença e indicar o melhor tratamento. O apoio familiar é essencial para a recuperação total da paciente.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios