APVL – Alergia à Proteína do Leite em Crianças
A APVL é a alergia alimentar mais comum na infância
Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Até 1 Ano, Bebês
Um em cada vinte bebês tem APVL (Alergia à Proteína do Leite de Vaca). Apesar de bastante comum, esse tipo de alergia demanda cuidados especiais e muita atenção dos pais para evitar desnutrição da criança.
O que é
A Alergia à Proteína do Leite de Vaca é a alergia alimentar mais comum na infância. A alergia alimentar é uma reação do sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo, quando entra em contato com a alguma proteína que não é digerida pelo sistema digestivo da criança, por motivos diversos. No caso da APVL, a alergia se dá em decorrência à proteína do leite de vaca, presente no leite e em seus derivados.
Muitas mamães confundem a APVL com a intolerância à lactose. São doenças diferentes. A APVL é alergia à proteína do leite e a intolerância à lactose é provocada por uma disfunção ou diminuição da enzima lactase, que é responsável pela digestão da lactose (açúcar) presente no leite.
Sintomas
Os sintomas da APVL podem aparecer logo após a ingestão do alimento ou algum tempo depois. Vale lembrar que cada criança responde diferentemente ao processo alérgico.
Os sintomas mais comuns são:
- Diarréia
- Prisão de ventre
- Cólica
- Refluxo
- Vômitos
- Vermelhidão na pele
- Irritabilidade
- Asma
- Dificuldade respiratória
Diagnóstico
O diagnóstico da doença APVL é muito difícil, devido aos sintomas serem muito comuns à outras doenças ou alergias.
O primeiro passo começa em casa. Se eu filho está apresentando algum desses sintomas, observe se ele é recorrente ao tipo de alimentação. Por exemplo: os sintomas aparecerem dentro de duas horas após ele comer ou mamar e não aparecerem quando ele come outros tipos de alimentos? Ele é um forte candidato a APVL.
Se você desconfiar que seu filho está tendo uma reação alérgica, de qualquer tipo, fique muito atenta! Corte a alimentação que está provocando os sintomas imediatamente e observe como o quadro se apresenta. Se seu filho não apresentar melhoras dentro de alguns minutos, procure assistência médica urgente. Alergias são muito perigosas!
O segundo passo para o diagnóstico é a parte médica. Quando você levar seu filho ao médico, ele fará a anamnese (o exame físico e entrevista sobre os hábitos de seu filho, inclusive o alimentar).
Posteriormente, ele pode solicitar um exame de rastreamento de alergia, que é feito a partir do exame de sangue. Esse exame apresentará todo tipo de alergia que seu filho possui.
Tratamento
A APVL tem cura! O tratamento é muito simples: exclusão dos alimentos que contenham o leite de vaca!
Normalmente, a dieta alimentar dura seis meses. Caso a criança não esteja curada, a dieta deverá ser mantida, porém a maior parte dos bebês desenvolve a tolerância ao alimento após 2 anos de idade.
Bebês que mamam leite materno também podem ter APVL
Mesmo que seu filho mame apenas no peito, ele pode ter APVL. A alergia será em decorrência ao tipo de alimentação que a mãe realiza.
Caso você amamente seu filho no peito e ele apresente esses sintomas, suspenda a ingestão de alimentos que possuem leite de vaca em sua constituição e observe se há melhora nos sintomas.

Autora
Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.