Aromaterapia para Bebês

A aromaterapia pode trazer muitos benefícios para a saúde mental e física de seu bebê

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Até 1 Ano, Bebês

A aromaterapia é uma técnica alternativa de terapia e tratamento bastante utilizada em países orientais, que trazem muitos benefícios para seus usuários.

aleitamento materno

O que é a aromaterapia

A aromaterapia é uma técnica alternativa de tratamento de doenças e de terapia que proporcionam muitos benefícios para seus usuários, independentemente da idade.

Como o próprio nome sugere, a aromaterapia é uma terapia de aromas (cheiros). Para a aplicação da terapia, são utilizados diversos óleos essenciais, todos de origem natural, que quando colocados nos ambientes, através da diluição na água ou utilização de difusores, proporcionam sensações específicas no corpo e mente das pessoas.

Através da aromaterapia, o olfato da pessoa será incentivado e quando o cérebro decodificar a mensagem através da sensação que a terapia proporciona, ele acionará o campo emotivo, proporcionando o equilíbrio mental desejado.

Como a aromaterapia funciona em bebês

A aromaterapia funciona da mesma forma para bebês ou adultos. O que vai mudar é quantidade de óleo utilizado e o tipo de óleo, afinal, as necessidades de um bebê são diferentes das necessidades de um adulto.

Em bebês, a aromaterapia é uma excelente aliada para proporcionar conforto. Muitos bebês têm dificuldades para dormir, pois demoram a se acostumar com o ambiente externo ao útero. Também é bastante comum o desconforto por cólicas. Com a utilização correta da aromaterapia seu bebê ficará mais calmo e terá noites de sono muito melhores.

Quais óleos essenciais utilizar com seu bebê

O ideal é que você procure um aromaterapeuta, o profissional da aromaterapia vai saber qual é o tipo de óleo mais indicado para seu pequeno.

No entanto, os óleos essenciais mais utilizados e recomendados para bebês são: Tangerina, Lavanda, Camomila e Tea Tree.

Cada essência atuará de uma forma sob a criança, portanto é necessário saber qual é a necessidade de seu pequeno.

A Lavanda é recomendada para crianças que precisam se acalmar, ela relaxa e proporciona uma boa noite de sono.

A Tangerina é motivadora e deixará seu filho mais alegre, feliz e solto!

A Camomila é excelente para amenizar as dores, inclusive cólicas. (Você pode pingar uma gota do óleo e fazer uma compressa sobre a barriguinha da criança. Isso dará conforto a ela, pois esquentará a barriguinha e a essência estimulará o cérebro a amenizar a dor que ela está sentindo)

A Tea Tree é antibacteriana, anti séptica e aumenta a imunidade da criança. Ela é altamente indicada para crianças que costumam ou tendem a desenvolver quadros alérgicos.

bebê engatinhando

A dose certa

Uma gota do óleo já é suficiente para a aromaterapia do bebê. Lembre-se que ele é muito sensível.

Você pode pingar a gotinha na água do banho, por exemplo. Caso você tenha um difusor em casa, você poderá pingar a gotinha no difusor e deixar no quarto do bebê para que ele faça a terapia.

A aromaterapia pode ser feita pelo bebê e também pela mamãe. Além dos benefícios já citados, quando os dois fazem a terapia juntos é observado um melhor relacionamento entre os dois.

Atenção mamãe: quando for comprar a essência, busque lojas especializadas e evite produtos de origem duvidosa.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios