Até que Idade Posso Amamentar Meu Bebê?

Mesmo após os alimentos sólidos terem sido inseridos na rotina do bebê, o leite materno ainda poderá nutri-lo.

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Alimentação, Saúde

É comum vermos crianças de 2, 3 anos ou mais pedindo “mamá” para suas mães, não é mesmo? Embora muitas pessoas critiquem essa postura, de acordo com pediatras, o leite, mesmo após a inserção de alimentos sólidos, ainda é uma ótima opção nutricional. E, por isso, se você ainda tiver leite e tempo para o seu filho, continue até que ache o suficiente, afinal, quem deve saber da sua vida e a da sua criança é você , não é mesmo? Dessa forma, saiba até que idade você pode amamentar o seu bebê:

ate-que-idade-posso-amamentar-meu-bebe

Benefícios do Leite Materno

Muita gente acha que, assim que os alimentos sólidos são introduzidos na vida do bebê, o leite materno não terá mais função para a saúde dele, o que é completamente errôneo. Esse líquido é cheio de imunoglobulinas, ou seja, de componentes que aumentam a imunidade da criança, o que prevenirá várias doenças comuns à idade. Além disso, o vínculo entre mãe e filho será fortalecido. E é devido ao fator imunidade que muitas mães têm optado por continuarem a amamentar as suas crianças até a fase do berçário ou da creche, pois nos 2 primeiros anos, essa atitude faz bastante diferença. E não são somente esses benefícios que o aleitamento materno traz. Há os metabólicos, os ortodônticos, os fonoaudiológicos, os afetivos, os econômicos e os sociais, que são visivelmente claros até o 6 meses de idade, mas continuam acontecendo ao longo do tempo.

Posso Continuar Depois dos 3 Anos?

Ao passar desse tempo que as mães mais sentem dúvidas se devem ou não continuar dando de mamar às suas crianças. Conforme especialistas, ainda existem benefícios do leite materno, principalmente as menores taxas de obesidade e sobrepeso, grandes inimigos da saúde atualmente. Embora muitas pessoas passem a considerar o leite materno como um alimento vazio nessa fase, ele ainda possui vários nutrientes, porém, com papel coadjuvante, já que a criança poderá obtê-los dos alimentos sólidos e de outros líquidos, como sucos e chás.

Então, Até Quando Amamentar?

Agora, resta sua dúvida principal: até quando amamentar? Essa ainda é uma grande polêmica na sociedade e depende muito de cada cultura. Em algumas culturas orientais, é comum que os filhos sejam amamentados até os 3 ou 4 anos de idade, enquanto no ocidente, como as mãos geralmente precisam trabalhar para dar o sustento aos seus filhos, essa idade é menor, cerca de 1 ou 2 anos.  Ou seja, a época do desmame depende muito das condições socioculturais e econômicas das famílias. Portanto, essa decisão cabe única e exclusivamente à mãe, ao bebê e à sua família.

Como Fazer o Desmame?

Dependendo de como acontecer o desmame, pode haver um grande trauma, tanto para a criança quanto para a mãe e, por isso, a melhor forma de fazê-lo é naturalmente. Ou seja, assim que o bebê adquirir maturidade e fazer com que você sinta que o leite não é mais necessário para ele, que começa a dar sinais como menor interesse nas mamadas e a aceitação de variedades alimentares. Não tem problema, pois você conhecerá seu filho como ninguém e conseguirá fazer o desmame da melhor forma possível.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios