Atitudes da Mãe que Dificultam o Sono do Bebê

Saiba o que não fazer quando quer fazer seu bebê dormir

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Até 1 Ano, Bebês, Recém Nascidos

Alimentado, trocado, banhado, acarinhado só falta a soneca. Momento muito esperado pelas mamães, afinal, é durante o sono dos bebês que a maioria terá um tempinho para descansar também ou colocar as coisas em ordem em casa. Mas, muitas vezes, ao invés de se tratar de um momento de sossego, esta hora é, muitas vezes, um verdadeiro pesadelo. O neném chora, briga e reluta contra o sono.

Calma. Não adianta se desesperar, afinal, o bebê poderá sentir sua inquietude e impaciência ai sim ficará mais difícil para que ele pegue no sono. Respire fundo e repense se não está fazendo alguma coisa que esta dificultando seu bebe adormecer, tais como:

bebê dormindo com a mãe

Erros no momento de embalar o sono do bebê

Não se alimentou o suficiente

Você acabou de dar de mama, ele estava quase dormindo, tirou o peito ou a mamadeira e ele abriu o berreiro. Mesmo estando com muito sono e quase adormecendo, poderá ser difícil fazê-lo dormir se não estiver completamente satisfeito e de barriguinha cheia.

Não trocou a fralda

Você trocou tem muito pouco tempo e ele só deve ter feito um xixizinho? Não importa. Alguns bebês se sentirão incomodados e não conseguirão dormir. O xixi vai indo esfria a fralda e pode ser a causa do desconforto e dificuldade de adormecer.

Cada dia é ninado em um lugar.

Bebês precisam de rotina. Eles precisam saber o lugar que é para dormir. Um dia no quarto deles, outro na sala, outro no quarto da mamãe? Eles ficam inseguros demais sem uma rotina para acompanhar. Nine sempre no local que for deixa-lo enquanto dorme.

Ruídos ou imagens estimulantes

A TV está baixinha então não tem problemas… Infelizmente está errado. TV, PC, tablet, celular são aparelhos estimulantes. Não apenas pelo som, mas suas imagens são muito convidativas. E os bebês já sentem estimulados por elas. Desligue tudo e concentre-se em fazer o bebê dormir.

Temperatura alta ou fria demais

Verão e o bebê todo agasalhado e com manta? Não vai dormir mesmo. Pode deixá-lo sem medo com um conjuntinho leve e fresquinho. O corpo humano sente dificuldades de dormir e também não dorme tranquilamente em altas temperaturas e com o bebê não é diferente. O mesmo vale para quando o bebê sente frio, ele não irá dormir enquanto sentir este desconforto.

bebê e mãe dormindo

Erros cometidos durante o sono do bebê

  • Não baixar a luminosidade. Mesmo sendo durante o dia a soneca, ela provavelmente irá ser mais duradoura se for possível baixar um pouco a luz do quarto. Pode ser usada uma cortina ou mesmo aqueles reguladores de intensidade luminosa.
  • Não retirar as possibilidades de ruído por perto. Esquecer o celular para tocar na cômoda do bebê, não levar as visitas para um cômodo mais afastado do quarto para que possam conversar, deixar a TV alta mesmo que em outro quarto são comportamentos que nada ajudam a manter o sono tranquilo do bebê.
  • Insistir em uma posição não agradável para o bebê. As recomendações dos pediatras é que os bebês durmam de barriga para cima para evitar a síndrome da morte súbita. Colocar de lado ou de bruços, principalmente depois de mama, não será agradável para ele.

Bebês que dormem bem trazem maior tranquilidade e descanso para os pais. Crescem, se desenvolvem e ficam um sistema imunológico melhor, pois o sono é uma necessidade vital de todos nós, e, quanto aos bebês, esta necessidade é ainda maior.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios