Banhos de Sol Durante a Gestação

O sol faz muito bem à saúde, mas as gestantes devem tomar uma série de cuidados

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Saúde

Quem não gosta de curtir a praia ou piscina e aproveitar o sol para exibir uma pele bronzeada? No Brasil, que faz calor na maioria dos meses, as mulheres estão acostumadas a tomar um banho de sol para ficar com a pele mais bonita. Mas será que as grávidas podem ficar expostas ao sol sem se preocupar?

grávida no sol

O banho de sol é muito importante para qualquer pessoa porque é com os raios ultravioletas que o organismo obtém a vitamina D. Para a grávida, a vitamina D é muito importante porque ela auxilia na absorção do cálcio, ajudando no fortalecimento ósseo.

Estudos mostram que altos níveis de vitamina D durante a gravidez previnem problemas respiratórios nos bebê.

Cautela

Mas, apesar de todos os benefícios, muita calma! Não é para sair por aí e ficar exposta ao sol em qualquer horário do dia e sem proteção. A gestante deve se preparar para o banho de sol, protegendo a pele, visto que as mudanças hormonais na gravidez deixam o corpo mais sensível e a pele pode ficar manchada. E o pior é que muitas dessas manchas não desaparecem logo após o nascimento do bebê.

Dicas para aproveitar o sol sem prejuízos

  • Atenção ao horário em que você vai tomar o banho de sol: a exposição deve acontecer antes das 10h e depois das 16h. Por que não aproveitar o sol da manhã para se exercitar, fazendo caminhadas?
  • A gestante deve usar sempre o protetor solar para evitar manchas. Prefira protetores com fator de proteção acima de 30. Se a sua pele for muito clara, o ideal é usar um protetor solar acima de 50.
  • Existem protetores específicos para o rosto. Pesquise e veja qual é o melhor para sua pele. Caso você tenha a pele mais oleosa, utilize protetores em gel ou mousse.
  • É proibido utilizar bronzeadores, principalmente os caseiros. Eles podem ser responsáveis por manchas. O bronzeamento artificial também não está liberado para a gestante.
  • Ao se expor ao sol, leve sempre uma garrafinha de água para não desidratar. Uma boa dica é apostar na água de coco.
  • Utilize outras barreiras de proteção, como guarda-sol, sombrinhas, chapéus e óculos de sol.
  • Proteja sempre a barriga do sol com uma camiseta, saída de banho, canga ou toalha para evitar manchas.

Recomendações na praia

  • Se a gestante quiser aproveitar a praia deve evitar fazer exercícios dentro da água.
  • Cuidado para a onda não bater diretamente na barriga.
  • Evite entrar no mar se a água estiver muito gelada para evitar constrição dos vasos sanguíneos.
  • Não deixe que a água ultrapasse a altura dos joelhos, evitando assim alguma queda.
  • Assim que deixar a praia, tome um banho de chuveiro para que a pele não fique muito tempo em contato com o biquíni molhado, já que a umidade na região da vagina pode desencadear alguma infecção.

banho de sol para grávida

Paciência

Se na gestação surgiu alguma mancha causada pela exposição ao sol, o tratamento com um dermatologista com a utilização de ácidos só pode ser realizado depois que a mulher deixar de amamentar.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios