Boca Seca na Gravidez

A boca seca é um dos sintomas comuns durante a gravidez, mas há como amenizá-la se tiver alguns cuidados diários.

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Problemas

Durante a gravidez, o corpo feminino sofre inúmeras transformações, tanto por fora quanto por dentro, pois os hormônios estão a mil por hora e o bebê começa a se formar, aumentando o tamanho da barriga. Por isso, muitos sintomas, antes incomuns, passam a fazer parte da vida da mulher como sono excessivo, alteração do paladar, enjôo, vontade de comer determinado alimento, cansaço, vontade de urinar a todo momento e, em alguns casos, a boca seca. Às vezes, pode ser sintoma de alguma doença, mas na maioria das vezes, é apenas o reflexo do turbilhão hormonal que se faz em seu organismo. Se você apresenta esse sintoma, conheça um pouco mais sobre a boca seca na gravidez e saiba lidar com ela:

boca-seca-na-gravidez

Consulte o Seu Ginecologista

Em primeiro lugar, os exames pré-natais são importantíssimos para uma gravidez tranquila e saudável. Lembre-se de que, no seu interior, está formando outra vida, e ela depende única e exclusivamente de você. Enquanto você era sozinha, tudo bem ficar sem ir ao médico por qualquer coisa, mas agora, há toda essa responsabilidade para tratar. Sendo assim, se algum sintoma incomum surgir, dirija-se imediatamente ao seu ginecologista ou ao seu obstetra, afinal, se for alguma doença, poderá ser tratada logo no seu início, com grandes chances de não se complicar.

Sintomas Que Acompanham a Boca Seca

Quando a boca fica seca durante a gravidez, vem acompanhada por outros sintomas. Algumas mulheres sofrem com a alteração no paladar, que se torna mais amargo ou ácido, enquanto outras sentem muito mais sede que o normal, sentem a saliva mais viscosa ou têm dificuldades para engolir. Ou seja, não é algo nada agradável, mas normalmente, não é grave.

Por Que a Boca Fica Seca?

Na medicina, a boca seca é conhecida como xerostomia, que é causada pela redução da produção salivar, geralmente como consequência de alguma doença não detectada ou, em alguns casos, da ingestão excessiva de alimentos doces, salgados ou apimentados. Se a secura persistir, pode ser por causa da insuficiência hormonal ou vitamínica comum nessa fase. Com isso, alguns órgãos internos passam a não funcionar adequadamente, incluindo as glândulas salivares.

No entanto, se a boca seca vier acompanhada de outros sintomas como coceira, sensação de queimação na língua e lábios rachados, procure imediatamente por um médico, porque pode ser sinal de atrofia parcial ou completa da mucosa, que pode desencadear problemas mais sérios.

Causas da Boca Seca

Além de alterações hormonais, outros fatores podem causar a boca seca como o uso de medicamentos, a falta de magnésio ou de potássio, o excesso de sódio, a desidratação gerada pelo excesso de micção e/ou pelos vômitos ou a insuficiência de nutrientes e vitaminas.

Como Amenizar a Boca Seca

A única forma de amenizar a secura na boca é lógica: ingerir muita água durante o dia, ou seja, pelo menos 2 litros. E é água mesmo, pois sucos, refrigerantes ou chás, dependendo dos ingredientes usados, causarão ainda mais sede. E para que os lábios não fiquem rachados, invista na manteiga de cacau. E não se esqueça de visitar o seu médico para relatar esse sintoma!

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios