Cadeirinhas de Carro

Elas garantem a segurança do seu filho. Veja os modelos e indicações

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Bebês, Crianças

Crianças de até sete anos e meio devem utilizar cadeirinhas quando transportadas no carro. Isso quer dizer que até o recém-nascido precisa sair da maternidade já na cadeirinha. O descumprimento dessa lei rende multa de R$ 191,54 (infração gravíssima), além de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Porém, não é só porque o motorista corre o risco de ser multado que deve utilizar a cadeirinha: saiba que ela protege a vida do bebê em caso de acidentes, evitando lesões mais severas.

bebê na cadeirinha

É importante que os bebês já tenham o costume de andar dessa forma no carro, para que nunca estranhem, mesmo quando estão mais crescidinhos. A criança só pode começar a usar o próprio cinto de segurança do carro quando atingir 1,45m de altura.

Como escolher o modelo correto?

São muitos modelos de cadeirinhas de bebês nas lojas, então como escolher a correta? A primeira dica é procurar o selo do Inmetro que atesta a qualidade e segurança do produto. Depois é procurar a cadeirinha que está de acordo com o peso da criança. Basicamente, são três tipos:

cadeirinha

  • Bebê-conforto: utilizadas para recém-nascidos até bebês de 9kg ou 13 kg, dependendo da marca. Devem ser instaladas viradas para o vidro traseiro do automóvel, dessa forma o pescoço do bebê está protegido em caso de acidente ou maior impacto. Geralmente, elas vêm com uma base, que fica presa ao cinto de segurança do carro, onde ele é encaixado. Alguns modelos podem ser encaixados também no carrinho de bebê, facilitando a vida da mamãe.
  • Cadeira de segurança: para crianças de 1 a 4 anos ou de 9 kg até 18 kg. Devem ser utilizadas somente viradas para a frente.
  • Assento de elevação ou booster: para crianças com mais de 4 anos, com a utilização do próprio cinto do carro.

Instalação da cadeirinha

Antes de utilizar as cadeirinhas, leia todo o manual com atenção, principalmente no que diz respeito à instalação. Elas podem ser instaladas utilizando o próprio cinto de três pontos do automóvel, mas os pais devem se certificar que elas estão bem firmes. Dá um certo trabalho, mas com o tempo, você acaba pegando o jeito, ainda mais se tiver que tirar a cadeirinha com frequência para passar para outro carro.

Alguns modelos de carros vêm com um sistema chamado LATCH, que funciona como garras que prendem a cadeirinha. Nesse caso, fica bem mais fácil instalar o produto.

Ao colocar o bebê, verifique se o cinto está bem preso, pois não adianta ter uma cadeirinha bem instalada se o cintinho estiver frouxo. O cinto deve ficar em cima do ombro da criança.

Veja se a cadeira está de acordo com o tamanho do seu filho. É um item de segurança caro, mas nem pense em usar a mesma cadeirinha por um longo período porque ela pode ficar grande ou pequena demais, podendo não proteger a criança.

O uso da cadeirinha para bebês e crianças de até 7 anos e meio é obrigatório e vale para qualquer percurso, mesmo para uma saidinha bem rápida. Pense sempre na segurança do seu filho.

Onde comprar?

Separamos para você diversos tipos e modelos de cadeirinhas. Tem modelos de todos os preços e para todas as idades, desde bebês até crianças maiores. Para ver nossa seleção clique aqui.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



2 comentários

  1. Eliana Pereira

    gostaria de ver modelos de cadeirinha para bebe apartir de um ano!

  2. rosilda

    gostaria de ver modelos de cadeirinha para bebe apartir de um ano!meu filho um ano e mesm3

Comente!




*Campos obrigatórios