Cárie de Mamadeira

A Cárie de Mamadeira é uma doença bucal grave, mas pode ser facilmente evitada com hábitos de higiene bucal

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: 5 a 6 Anos, Crianças

A cárie de mamadeira é muito comum em crianças até os cinco anos. Ela provoca muito desconforto, dor e pode prejudicar o desenvolvimento e saúde do crescimento dos dentes de leite de seu filho.

Mas atenção mamãe! Apesar do nome, mesmo que seu filho não beba leite na mamadeira ele pode desenvolver a doença bucal se não forem tomadas as atividades preventivas corretas.

cárie de mamadeira

O que é

Cárie não é “doença de gente grande”, basta ter dente para que a bactéria streptococus mutans, o microorganismo responsável pela cárie de mamadeira, se instale e comece a destruir os dentes do portador.

A cárie de mamadeira se desenvolve nos dentes de leite das crianças. É uma doença bucal séria, grave, agressiva e de evolução rápida.

A principal causa da Cárie de Mamadeira é o hábito que a criança tem de mamar e já dormir, sem higienizar os dentes. Apesar de a grande causa ser as mamadeiras de leite com açúcar, o próprio leite materno pode auxiliar no desenvolvimento da doença.

Além disso, os doces que os pequenos adoram também contribuem para a doença. Não importa se é bala, sorvete, chiclete, pirulito, chocolate, biscoito! A regra dos adultos vale para os pequenos: comeu, escovou os dentes! Principalmente antes de dormir!

Quando dormimos a quantidade de saliva que produzimos é menor (por isso não engasgamos enquanto dormimos). O alimento, independente de qual seja, fica então alocado em nossas cavidades bucais, entre os dentes e espalhados pela boca. Se a criança estiver contaminada pela bactéria da cárie e não escovar os dentinhos, mesmo os de leite, será um prato cheio para as danadas: elas vão crescer e se espalhar com uma velocidade absurda, causando muita dor e problemas futuros.

 Sintomas

Os primeiros sintomas da Cárie de Mamadeira são muito difíceis de serem notados: são manchas brancas em forma de linha que ficam próximas às gengivas.

Caso não seja tratada, a doença evoluirá e logo surgirão as características comuns das cáries: manchas marrons pelos dentes superiores da frente e depois dos demais. A criança já sentirá muita dor e seus dentes podem ficar totalmente destruídos.

Como evitar

  • Evite adicionar açúcar na mamadeira de seu filho
  • Não assopre ou beije a boca de seu filho
  • Não ofereça alimentos na mesma colher que você levar à sua boca
  • Nada de dormir sem escovar os dentinhos, mesmo que a criança durma mamando, acorde-a!
  • Visite o dentista a cada seis meses

mamadeira

Como tratar

Os cuidados com a higienização bucal de seu filho devem começar bem cedo, próximo aos seis meses de idade ou quando começar a apontar os primeiros dentinhos. Utilize dedeiras de borracha ou escovas de criança para fazer a higienização.

Em bebês muito pequenos você pode utilizar uma gaze ou fralda umedecida com água filtrada para tirar o excesso de leite que fica na boca do bebê. Caso a doença já esteja evoluindo, procure o dentista imediatamente!

Lembre-se mamãe: o hábito de escovação dos dentes começa cedo, mas pode ser causa de confusão e incômodo para seu filho. Torne esse momento divertido para que ele se habitue rapidamente!

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios