Como Acalmar um Recém-Nascido

O bebê pequeno está se adaptando ao mundo externo, por isso os choros são constantes

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Bebês, Recém Nascidos

O recém-nascido, mesmo tão pequeno, tem os pulmões fortes e pode ficar chorando por muito tempo, deixando a mãe e toda a família sem saber o que fazer. O bebê, que ficou nove meses no útero, na temperatura ideal e recebendo todos os nutrientes para seu crescimento, pode realmente ficar incomodado com toda adaptação ao ambiente externo.

como acalmar-bebê

Dicas

Para driblar a situação, selecionamos algumas dicas para que a mamãe consiga trazer a tranquilidade ao bebê:

  • A primeira reação da mãe ou da pessoa que está cuidando do bebê é manter a calma, mesmo que o recém-nascido esteja aos berros. Mostrar desespero perto dele só piora a situação. Então, respire fundo e enfrente a situação sem se desesperar.
  • O bebê não sabe como apontar o que o incomoda e a mamãe ainda está aprendendo a identificar cada chorinho, cada reação do seu filho. Por isso, ele vai chorar e berrar bastante, várias vezes por dia. A ideia é ir excluindo o que pode ser a causa dos berros do recém-nascido: dar de mamar, trocar a fralda, verificar se a roupa está adequada, ou seja, se o bebê não está com frio ou calor.
  • Se foi verificado tudo isso e o bebê continua chorando, pode ser cólica, dorzinha que atinge a maioria dos bebês, já que eles ainda têm um sistema digestivo imaturo, que está se adaptando ao leite materno. Se for cólica, a dica é aquecer a barriguinha do bebê (seja com uma bolsa de água quente ou um cobertor) ou fazer massagens.
  • O bebê gosta do colo da mãe, então acalme-o segurando bem firme, para que eles se sinta protegido, como acontecia dentro do útero.  Se você tiver um canguru ou sling, pode ajudar bastante.

recém nascido chorando

  • Leve-o para um ambiente silencioso, com pouca luz e converse baixinho com o seu filho.
  • Se o bebê usa chupeta, o acessório pode ajudar bastante na hora de acalmá-lo.
  • O bebê pode ficar muito nervoso quando está com sono, então leve-o para um ambiente calmo, cante uma música suave, que pode ajudá-lo a pegar no sono.
  • Com o passar das semanas, a mãe aprende a identificar as necessidades do seu filho de acordo com o tipo de choro. Então, é só ter paciência que a convivência diária se torna uma grande aliada na hora de acalmar o bebezinho.
  • Um banho morninho pode ajudar o bebê a relaxar.
  • Bebês pequenos ficam calmos quando andam de carro. Se a situação for crítica, utilize esse método. Mas cuidado para não recorrer ao carro sempre que o bebê ficar nervoso, porque ele pode acostumar.
  • Se tudo foi feito e mesmo assim o bebê continua berrando porque algo o incomoda, procure o pediatra para investigar o que está acontecendo.

Técnica certeira

Especialistas dizem que uma técnica certeira de acalmar o bebê, depois que você já tentou de tudo, é embrulhá-lo em uma mantinha, formando um casulo, já que ele fica incomodado quando os braços e pernas ficam livres. Segure-o deitado de lado e balance-o com cuidado, fazendo  um chiado no ouvidinho dele.

Para mais dicas de como acalmar o bebê usando técnicas Shantala, assista ao vídeo abaixo:

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios