Como Amamentar Seu Filho Corretamente

A amamentação é uma das fases mais importantes para o bom desenvolvimento do bebê, portanto, é preciso saber fazê-lo corretamente.

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Até 1 Ano, Bebês

A amamentação é o período mais importante para a boa saúde do seu filho e, por isso, é preciso fazê-la corretamente, já que não é tão fácil e instintivo quanto parece. Se você não pegar a criança do jeito certo ou ela não conseguir se adaptar ao seu seio, tudo pode virar um martírio, que envolve dores e até febres. Entretanto, lembre-se de que, até os 6 meses, o leite materno deve ser o único alimento do seu bebê, a não ser que haja recomendação médica. Ele serve como uma vacina natural para o nenê, reduzindo em 13% as mortes infantis, pois os riscos de doenças crônicas (hipertensão e diabetes), infecções respiratórias, alergias, diarréias e otites são bem menores. Além disso, você também ganha: amamentar acelera a perda de peso e reduz o sangramento pós-parto. Então está esperando o quê para pegar o seu bebê no colo? Antes, leia esse artigo sobre como amamentar seu filho corretamente:

como-amamentar-seu-filho-corretamente

Por Que Dar de Mamar?

Simplesmente porque você ama o seu filho, quer criar um vínculo gostoso com ele e quer vê-lo saudável. Se o seu nenê nasceu em uma maternidade que autoriza a mamada, melhor para ambos, pois quando a criança mama logo após vir ao mundo, aprende a pegar o peito com mais rapidez, e isso é ótimo para a sua saúde. As primeiras mamadas soltam um líquido amarelado bem ralo, como se fosse água suja. No entanto, esse é o colostro, conhecido como “primeira vacina” pelos médicos porque contém uma enorme quantidade de anticorpos que blindam o corpo do bebê contra vários tipos de microoorganismos.

Porém, o leite só aparece nas primeiras 24 horas após o nascimento quando o parto é normal ou acontece uma cesárea não agendada. Caso contrário, pode demorar até 5 dias para “descer”, o que prejudica o bebê. Desse modo, se você ainda está grávida, pense bastante sobre esse assunto.

como-amamentar-seu-filho-corretamente1-jpg-crdownload

E Agora? O Que Faço?

O período da gravidez, além de mágico, foi arrepiante, já que muitas mudanças ocorreram no seu corpo e no seu humor, não é mesmo? Então, agora que o seu querido filho finalmente está em seus braços pela primeira vez, você e o paizão orgulhosos do que fizeram e o bebê começa a chorar desesperadamente: é a hora da mamada! E agora? O que fazer? Parece uma resposta tão fácil, mas imensamente difícil para a maioria das mães de primeira viagem. Calma, não se afobe, porque se você fizer errado, será prejudicial para o seu filho e para você, que sofrerá de rachaduras, empedramento e outras consequências bem doloridas…

Primeiramente, sente-se em um local confortável com encosto e apóie os pés em uma almofada ou banquinho. Você pode deitar o bebê em uma almofada própria para amamentação ou em uma comum mesmo, contanto que ele e você fiquem confortáveis e seguros. Segure a cabecinha da criança e leve-a até o bico do peito, e não o contrário, como algumas mulheres fazem. Se estiver muito tensa, tente relaxar, ou prejudicará a mamada.

A Boca do Bebê

Antes de encostar a boca do bebê no seu seio, molhe um pouco o bico e a aréola com o próprio leite para que, a partir do reflexo, o seu filho abra aquele bocão. Ao aproximá-lo do peito com a cabecinha ligeiramente inclinada para trás, posicione o lábio inferior de maneira que ele consiga abocanhar o máximo de peito possível. Se puder, até puxe um pouco o queixo dele para baixo, o que pode ser realizado enquanto ele mama. Assim que ele estiver com o lábio inferior voltado para fora como um peixinho, conseguirá sugar seu leite eficazmente.

Quando Sei Se a Pega Está Errada?

Muitas mães têm essa dúvida, mesmo que não seja sua primeira vez, afinal, bebês não falam, não é mesmo? Entretanto, se você tiver leite e ele continuar chorando de fome ou fizer muito esforço para mamar, é sinal de que a pega está errada. Além disso, se seus peitos doerem demasiadamente após as mamadas, também é bom recomeçar. Preste atenção em como o seu filho mama: ele só deve mexer o lábio inferior para sugar o leite e a aréola deve estar aparecendo o menos possível. Caso contrário, a melhor solução é procurar um pediatra para que ele te ensine melhor.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios