Como Brincar com um Recém-Nascido

saiba como brincar com um recém nascido para estimular seus sentidos

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Até 1 Ano, Bebês, Recém Nascidos

Velhos tempos aqueles em que nossas vós diziam que os recém-nascidos levavam dias para abrir os olhinhos. Hoje em dia, é sair da barriga e arregalar os olhos, na grande maioria das vezes. Esses bebês cada vez mais espertos e ligados no mundo precisam de mais estímulos para que continuem se desenvolvendo de modo dinâmico e lúdico.

É necessário sim dar ao bebê em seus primeiros dias de vida, além dos cuidados essenciais, uma boa dose de brincadeiras, de atenção, de diálogo, carinho… Enfim, tudo e mais um pouco do que precisarem para se desenvolverem com saúde e inteligência. Obviamente, estas manobras de estímulos e brincadeiras deverão ser adequadas a idade extremamente precoce do bebê.

brincar com recém nascido

Estimule os 5 sentidos do seu bebê

Colinho de mãe

Não pense que esta atitude apenas acalma ou coloca manha no neném. Ela é de extrema importância para o desenvolvimento do tato e demais sentidos do seu filho. Através do colo o bebê poderá sentir a mãe, seu carinho, o calor de seu corpo e também os batimentos cardíacos, o que fará com que se sinta seguro, visto que é um ruído muito familiar, visto que ele o escutava enquanto estava dentro do seu ventre. No colo o olho-no-olho fica muito mais agradável para a mãe e para o bebê, pois traz proximidade e vínculos afetivos cada vez maiores.

Massagens

Quem não gosta de uma boa massagem? Proporcione esta sensação para o seu bebê desde o primeiro dia de vida. Massageia a barriguinha e o peito e vai levando a massagem para as extremidades dos bracinhos e pernas. Eles vão adorar. Você pode cantar enquanto realiza estas manobras. Seu bebê ficará calmo e relaxado, provavelmente irá tirar uma boa soneca após todo este carinho.

Converse com seu bebê mais de pertinho

Nos primeiros dias de vida ele irá ter uma visão melhor do seu rosto se o mesmo estiver perto. A visão melhorará ao longo dos meses. Provavelmente, a primeira coisa que ele reconhecerá visualmente será a face de sua mãe.
Use móbile de berço. Com cores contrastantes, muito colorido e alegre. Se possível, que cante musicas também. O bebê ficará encantado e entretido enquanto estiver no seu berço, pois o movimento das cores lhe chamará a atenção. Enquanto isso, ele tentará focar o olhar e estimulará o desenvolvimento neurológico de sua visão.

Estimule a musculatura e o relacionamento interpessoal dos bebês

brincadeira no banho

  • Deite-o de bruços. Sempre que seu bebê estiver acordado, deite-o de bruços. Esta manobra fortalece a musculatura no pescoço, impede que o bebê passe muitas horas de barriga pra cima (já que esta posição é a mais recomendada para que ele durma), faz com que ele comece a querer levantá-la, virar de um lado para o outro. Bebês que se desenvolvem mais cedo nesta área, poderá mais cedo também explorar o mundo e a relação com as pessoas.
  • Deixe-o mais inclinado, apoiado por travesseiros. Qualquer coisa que se faça com os bebês deve-se fazer vigiando o tempo todo. Esta posição, desde por um tempo limitado, não irá forçar o bebê. No entanto, fará com que ele mude um pouco a perspectiva de visualização das pessoas e objetos ao seu redor. Ao invés de sempre olhar pra tudo isso deitado, ele o fará por outro ângulo. Enquanto ele está nesta posição converse bastante, conte histórias e cante para o bebê.
  • Permita que outras pessoas deem o banho. Normalmente, as mães cheias de expectativas de primeira viagem gostam de fazer tudo pelo bebê, afinal, a ligação entre os dois é muito forte ainda nos primeiros dias. Mas, será interessante para o seu bebê que em, alguns momentos, outra pessoa dê o banho, como, por exemplo, o pai ou a avó. Eles terão o jeito deles de segurar o recém-nascido, virá-lo e passar o sabonete. Essas experiências com pessoas diferentes também irá estimular o seu bebê.
Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios