Como Calcular a Mesada de Seus Filhos

A educação financeira começa desde cedo e a mesada pode auxiliar os pais nesse projeto

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Dicas

Ter uma boa educação financeira é essencial para que seu filho evite excessos e cresça com a idéia de que tudo é muito fácil de ser conseguido, independente do esforço.

filho pedindo mesada

Quando começar a ensinar noções de educação financeira a seus filhos

Vivemos em um mundo onde o dinheiro é necessário para que façamos as compras dos itens que precisamos para viver e onde a desorganização financeira é causa de grande frustração na vida adulta e fonte de graves problemas.

Os pais devem educar seus filhos desde pequenos, não é mesmo?! E a educação financeira deve fazer parte desse processo de educação: para que seu filho aprenda a lidar com a realidade do dinheiro, a importância dele para a manutenção de sua vida e principalmente saiba usá-lo conscientemente para que não desenvolva problemas e enfrente dificuldades financeiras depois, é necessário que você ensine a ele como lidar com gastos da forma correta desde cedo.

Como todo o processo educacional de seu pequeno, o ideal é que você comece a educá-lo dando algumas dicas aos poucos, mostrando o valor das coisas e como é possível alcançá-las.

Não existe uma idade fixa para você começar a ensinar seu filho a lidar com dinheiro, isso dependerá do desenvolvimento dele. Porém, é mais ou menos próximo aos três anos que você pode começar a dar orientações a ele nesse assunto, pois é nessa idade que ele começará a perceber e escolher melhor tudo o que quer.

Quando seu filho começar a se encantar por tudo que vê, escolher presentes, pedir as coisas com mais freqüência e até mesmo substituir um presente por outro, é a hora exata para que você comece a dar noções de educação financeira para ele. Comece dizendo que se ele quer uma coisa ele tem que merecer. Explique para ele que tudo tem um preço e que é necessário esperar para se conseguir o que quer.

Dar mesada ou não dar mesada?

A mesada é uma excelente ferramenta para educar seu filho, no entanto é importante saber ensiná-lo a utilizá-la.

mesada

A melhor idade para você começar a dar mesada para seu filho é próximo aos seis ou sete anos, quando ele já tem uma maturidade um pouco maior e já vai para a escola.

O ideal é que você se sente com seu filho e diga a ele que ele já é grande e está na hora de ele aprender a administrar seu próprio dinheiro. Isso dará à criança a noção de responsabilidade e mostrará a ele que você confia nele.

Separe 50% do valor que você gasta com ele com brinquedos, doces e lanche do mês e entregue a ele explicando que ele terá que usar esse dinheiro para tudo o que ele precisar ou quiser por um mês.

Outra dica valiosa dos especialistas é propor a ele que se ele conseguir utilizar da forma correta esse dinheiro ele poderá ter um prêmio dentro de alguns meses, de própria escolha. Estabeleça prazos: ao final do mês, ao sexto mês e a um ano. Isso o manterá motivado!

Atenção mamãe: não vincule a idéia de bom desempenho escolar a dinheiro! A criança deve saber que a educação é mais importante!

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios