Como Calcular a Semana de Gestação?

Contagem começa a partir da data da última menstruação

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Semana a Semana

Muita gente fica confusa com a contagem do tempo de gravidez em semanas, quando o mais comum é fazer o cálculo em meses. As gravidinhas ou aquelas que estão tentando engravidar acabam se acostumando com essa contagem, que é a utilizada pelos médicos.

Mas Como Calcular a Gravidez em Semanas?

O cálculo é muito simples e, curiosamente, a contagem começa antes mesmo de a mulher engravidar, ou seja, se baseia no DUM (Primeiro Dia da Última Menstruação). Por que é feito dessa forma? Simplesmente porque não é possível determinar a data exata em que ocorreu a concepção, ou seja, quando aconteceu o encontro do espermatozoide com o óvulo.

qual semana de gravidez

Normalmente, a fertilização ocorre no período fértil, ou seja, 14 dias após o primeiro dia de menstruação, uma data que a mulher geralmente não esquece. Dessa forma, quando a mulher faz o exame e confirma a gestação, provavelmente já está com quatro semanas ou mais.

A gravidez dura, em média, 40 semanas, mas é normal se estender até 42 semanas.

Apesar de o médico se basear no dia da última menstruação para calcular o tempo exato de gravidez, ele só acaba confirmando a data provável do parto realizando o primeiro ultrassom.

Como essa é a contagem utilizada pelo obstetra, a mamãe acaba se acostumando também a contar a gravidez dessa forma. Assim, quando as pessoas perguntam com quantos meses ela está de gestação, é provável que responda informando o número de semanas. Com certeza, você notará que as pessoas ficarão confusas.

Marcos Importantes Semana a sSemana

gravidez

  • 4ª semana: o embrião está desenvolvendo o tubo neural. A placenta e o cordão umbilical também estão ganhando forma.
  • Entre a 11ª e 13ª semana de gravidez é realizado o exame de translucência nucal: por meio do ultrassom, o médico verifica a nuca do feto, que pode indicar o risco de doenças cromossômicas, como a Síndrome de Down. O exame não faz o diagnóstico, apenas aponta um risco maior.
  • Entre a 15ª e 18ª semana de gestação, é possível descobrir o sexo do bebê na ultrassonografia. O médico só não consegue determinar se o bebê estiver de perninhas fechadas na hora do exame.
  • A partir da 17ª semana, muitas mamães já começam a sentir o bebê mexer. O movimento é bem sutil e muitas podem até confundir com a sensação de bolhas dentro da barriga.
  • Entre a 22ª e 24ª semana, é realizado o ultrassom morfológico, um exame bem detalhado em que o médico avalia a anatomia do bebê, principalmente o coração, órgãos do sistema digestivo, cérebro, dentre outros aspectos, podendo descobrir se há malformações. O exame também verifica a localização da placenta.
  • Na 24ª semana, é provável que o médico solicite um exame de sangue para verificar anemia e nível de glicose da mamãe, que aponta se ela desenvolveu diabetes gestacional.
  • 32ª semana: nessa etapa, muitos bebês já viram de cabeça para baixo, posição em que permanecem até o nascimento.
  • 40ª semana: está chegando a hora do bebê nascer e pode ser que a mamãe comece a sentir as contrações.

1 comentário

  1. paula (06/06/2013)

    eu acho que estou gravida mais estou com medo de fazer o teste,estou sentindo umas colicas uma dores de cabeças e enjoou mais acho melhor esperar um pouco,ainda não esta atrasada minha mestruação o que devo fazer????

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.