Como Contar as Semanas de Gravidez Corretamente?

Para saber de quantas semanas você está, é preciso saber quando foi a sua última menstruação. Senão, somente através do ultrassom.

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Semana a Semana

Se você é mamãe de primeira viagem, deve estar estranhando muito os médicos se referirem à idade do seu bebê em semanas, não é mesmo? Por outro lado, seus familiares e amigos só te perguntam quantos meses o bebê tem, e aí você se perde, pois quando responde em semanas, eles é que ficam perdidos! Mas por quê tanta confusão? A idade do bebê é medida em semanas para facilitar o cálculo do tempo exato da criança no ventre da mãe, sendo que uma gravidez normal dura cerca de 41 semanas e 6 dias ou 268 dias desde a concepção ou 280 dias do primeiro dia da última menstruação. Complicado, não? Então, entenda aqui como contar as semanas de gravidez corretamente:

como-contar-as-semanas-de-gravidez-corretamente

Quando Menstruou Pela Última Vez?

Essa certamente foi a primeira pergunta que o médico te fez assim que descobriu estar grávida, não é mesmo? Isso é muito importante, pois como é praticamente impossível determinar a data exata da concepção, estipulou-se que a contagem das semanas do bebê se inicia desde o primeiro dia da última menstruação, embora a mulher ainda não esteja realmente gestante nas 2 primeiras semanas do seu ciclo. Na realidade, a ovulação acontece no meio do ciclo menstrual, ou seja, nos 14 dias desde o primeiro dia do ciclo e a fertilização só pode ocorrer depois da ovulação. Desse modo, o médico precisa saber quando foi a data que acabou a sua última menstruação para subtrair 14 dias para calcular a idade do seu filho.

E Se Eu Não Souber a Data da Minha Última Menstruação?

Se você tem o ciclo menstrual irregular ou é um pouco desligada para datas, dificilmente saberá exatamente quando ocorreu sua última menstruação. Mas não se preocupe, pois há solução para o seu problema: um ultrassom que meça o tamanho do embrião ou do saco gestacional, que darão ao médico uma ideia do tempo da sua gravidez e da data provável do parto. A cada ultrassom, devido às mudanças de tamanho, haverá uma data prevista diferente, pois cada bebê se desenvolve de uma forma.

Quantas Semanas Dura Uma Gravidez?

Normalmente, a gravidez perdura por 41 semanas e 6 dias, mas há bebês que nascem antes de 27 semanas, sendo considerado um bebê muito prematuro. Por outro lado, há os que vêm ao mundo com 28 a 32 semanas, sendo um grande prematuro e, se vierem entre 34 e 37 semanas, é um prematuro tardio. Dessa forma, os médicos estabelecem como 40 semanas a data prevista para o parto, que pode acontecer 2 semanas antes ou 2 semanas depois dela. Para que não ocorra o risco de o bebê aspirar o mecônio (primeira feze produzida pelo bebê, que pode atacar seu delicado pulmão), a gravidez não deve seguir até as 42 semanas, pois também pode acontecer de o líquido amniótico não ser o suficiente ou de a placenta envelhecer demais.

Acompanhamento Médico

Se você está no início da gravidez, seu médico tem te pedido para marcar as consultas uma vez por mês, certo? No entanto, com o crescimento do bebê, elas vão se estreitando para que o acompanhamento do bem estar do bebê e da sua saúde seja realizado bem de perto para que a data do parto seja marcada o mais exata possível.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios