Como Contar para o Parceiro Sobre uma Gravidez Inesperada?

Momento exige muita calma. Acompanhe nossas orientações para contar a notícia para o marido ou namorado

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Problemas

Você faz o teste de farmácia e descobre que engravidou. Seu primeiro pensamento é compartilhar a notícia com o futuro papai. Isso para quem está nas tentativas ou já estava preparada para a chegada de um bebezinho. Mas para aquelas que não planejavam engravidar, contar o ocorrido para o parceiro pode se tornar um momento de muita tensão.

gravidez inesperada

Mas antes de contar, certifique-se de que você realmente engravidou: vá ao ginecologista, faça o exame de sangue beta hCG e um ultrassom.

Depois que você já assimilou o fato, confirmou a gestação e está mais calma, nem pense em deixar o pai da criança de fora. A situação é difícil, mas o filho é dos dois! Mesmo que o relacionamento seja recente ou que vocês estejam brigados é preciso conversar sobre esse fato, que vai mudar a vida dos dois.

Mesmo com o uso de métodos anticoncepcionais, como a pílula, DIU ou preservativo, a gravidez pode acontecer, porque eles não são 100% seguros. Então, caso a gravidez apareça de surpresa, a mulher não deve ficar se culpando pela situação: deve fazer planos incluindo a chegada de um filho.

Coloque as ideias no lugar

Talvez nessa hora tão difícil, seja bom desabafar com alguma amiga ou alguém próximo da família, antes de conversar com seu parceiro. Pode ser bom para colocar as ideias no lugar e trazer mais tranquilidade. Aliás, essa é a palavra de ordem, agora que você carrega na barriga um bebezinho: o estresse só vai prejudicar a sua saúde e o desenvolvimento do seu filho.

surpresa

Não tente antecipar a reação do seu parceiro: muitas mulheres acham que o homem não vai aceitar, que não vai querer ajudar e acabam se surpreendendo com o que realmente acontece. Saiba que muitos homens sonham com a paternidade e, mesmo que essa gravidez não tenha sido planejada, acabam curtindo essa nova fase.

Deixe claro todos os exames que fez, peça para acompanhá-la nas consultas e ultrassonografias, diga que vai precisar e muito do apoio dele e da família dele. Mesmo que vocês não estejam juntos, devem compartilhar cada etapa da gestação. Isso é muito importante para o bebê e deixa a mãe mais sossegada, porque ela sabe que está sendo acolhida.

Mas quando a gravidez é planejada…

Contar para o marido ou mesmo contar para o namorado que o bebê está a caminho pode ser muito emocionante, ainda mais quando vocês dois aguardam há meses esse momento. Então, deixe a imaginação fluir e planeje alguma brincadeira, uma surpresinha, comprando um sapatinho de bebê para dar de presente para ele ou saia para jantar e faça um convitinho, dizendo: “Você vai ser papai”!

Às vezes, é difícil guardar a notícia para si, mas antes de sair contando para amigos e família, deixe que o futuro papai seja o primeiro a saber. Ele vai gostar de contar junto com você sobre a chegada do bebê para todo mundo! Se você não aguentar, ligue para a melhor amiga, mas peça para ela guardar segredo, até que seu parceiro fique sabendo.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios