Como Contar Para os Pais Sobre uma Gravidez Inesperada

Momento exige cautela. Veja nossas dicas

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Problemas

A menstruação atrasou, você foi até a farmácia, fez o teste de gravidez e deu positivo! É um momento inesquecível para aquelas que sonham em ser mães e a alegria é tamanha, que dá vontade de contar para todo mundo imediatamente. Mas, mesmo que sua gravidez tenha sido planejada e a família já está na expectativa, é preciso cautela para dividir a notícia.

gravidez precoce

Já para as mulheres que engravidaram por um descuido, o momento de contar para a família deve ser bem pensado. Nos dois casos, antes de sair espalhando a notícia por aí, vá ao seu ginecologista, faça o exame de sangue beta hCG e depois um ultrassom, para que você tenha certeza que está grávida.

Esperar ou não para contar?

Imagine a mulher contar para a família e para as pessoas queridas e sofrer um aborto espontâneo nas primeiras semanas? Isso não é raro de acontecer. Algumas mulheres até esperam completar um trimestre para divulgar que serão mamães. Mas ninguém precisa esperar por tanto tempo, até porque a mulher fica bem sensível nos primeiros meses de gestação e precisa dos cuidados e mimos das pessoas, principalmente de seus pais.

Mas e com a gravidez indesejada?

gravidez na adolescência

Muitas vezes, a futura mãe é muito nova ou está há pouco tempo com o parceiro ou ainda está numa fase da sua vida que não incluía a maternidade: o teste de gravidez positivo não será, inicialmente, um motivo de festa. Para esses casos, é de extrema importância contar com o apoio da família, principalmente dos pais. Não pense em assumir a situação sozinha: você estará muito sensível, precisa se sentir acolhida e evitar a tensão, para não prejudicar o bebê.

Escolha um horário em que seus pais não tenham nenhum compromisso, avise que você tem um assunto sério a tratar e tente manter a calma. Explique o que aconteceu e deixe claro que o que você mais precisa neste momento é do suporte deles.  Em alguns casos, tente ser mais específica, falando que sempre seguiu as orientações deles, usou métodos contraceptivos etc.

No início, eles podem não aceitar e você não deve ficar brava com eles. Respeite o tempo de cada um, porque os pais fazem planos em cima da vida dos filhos e talvez eles achavam que esse momento demoraria um tempo maior para chegar.  Mas com o passar dos dias, eles vão se acostumando com a ideia, ficarão felizes com a chegada de um neto e, quando menos você espera, estarão ajudando com os preparativos para a chegada do bebê.

Para a gravidez planejada

Depois de confirmada a gestação, nem pense em usar o telefone! Uma notícia maravilhosa como esta deve ser dada pessoalmente. Você até pode fazer um cartãozinho para os seus pais, escrevendo a frase: “Vocês vão ser avós!”. Eles vão adorar! Ou ainda prepare um almoço ou um lanche da tarde para dar a notícia. É um momento que vai ficar gravado para sempre! Você vai ver que as pessoas já estarão dando palpites sobre o sexo e o nome do seu bebê.

 

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios