Como Cuidar de Crianças com Temperamento Forte

Saiba se você tem uma criança com temperamento forte e encontre dicas para lidar com ela

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: 1 a 2 Anos, 2 a 3 Anos, 3 a 4 Anos, 5 a 6 Anos, Crianças

Há pessoas que digam que a personalidade das crianças começa a aparecer numa determinada época da vida da mesma ou numa determinada faixa etária. Contudo, várias teorias afirmam que bebês já demonstram comportamentos diferenciados desde a barriga da mãe. Na verdade, a genética influencia muito nesta questão.

É verdade também que toda influência e estado emocional da mãe pode influenciar na formação desta personalidade. A experiência do parto, tão singular para cada um dos bebês, bem como as primeiras horas e os primeiros contatos com o bebê para com o mundo exterior são determinantes para alguns traços e características desta individualidade.

educação

Desde bem cedo os bebês podem demonstrar certa calma ou impaciência, tranquilidade ou irritabilidade, a idade em que geralmente começam a estranhar as pessoas é em torno de oito meses, porém alguns podem não aceitar outros colos desde os dois meses de idade. É algo muito particular e intrínseco de cada bebê. As atitudes futuras dos pais podem melhorar ou agravar certas atitudes das crianças.

Dicas para agir perante as crianças com temperamentos fortes

  • Nunca a deixe pensar que consegue tudo. Por mais que às vezes seja difícil negar algo às crianças com temperamento forte ou explosivo, não é recomendado que elas pensem que conseguem tudo o que querem. Sendo muito permissivos, os pais irão fortalecer o comportamento desta criança em sempre apresentar um comportamento mais e mais marcado pelo temperamento forte.
  • Converse sempre. Crianças assim não são facilmente enganadas ou se esquecem das coisas. Tendem a guardar as lembranças, sentimentos e emoções geradas por um conflito e, normalmente, na medida em que crescem, são muito boas para argumentar. Por isso, trate-os sempre com o diálogo da forma respeitosa que merecem para que, aos poucos, possam entender que as pessoas possuem outros pontos de vista e que não será sempre que o deles deverão prevalecer.
  • Não prometa castigos que não possa cumprir. Caso as coisas saiam controle é importante que se prometa apenas castigos que se possam cumprir verdadeiramente. Tem muitos pais que dizem mundos e fundos para as crianças e, no final das contas, nada fazem daquilo que tanto ameaçaram.

Nunca fale para uma criança de temperamento forte

educando crianças

  • Você não vai a lugar nenhum com este jeito. Na verdade, ela vai longe sim. Com temperamento forte ou não. Na verdade, o que muitos pais querem dizer com esta frase é que elas não vão conseguir dobrá-los naquele momento e por isso não precisam insistir.
  • Você não tem direito de querer ou não querer. Por mais que esta frase seja até verdadeira em determinadas situações, não é interessante que se jogue isso na cara de uma criança. O ideal é dizer que nesta situação você não poderá escolher, apenas deverá cumprir com sua obrigação.
  • Ninguém se importa com esta cara emburrada que você tem. Os pais não querem passar Para o filho a sensação de que ninguém se importa com ele ou que ele tem a cara assim ou assado. Na verdade, nossa feição muda o tempo todo, não temos a cara assim, mas sim, estamos com ela de uma determinada forma.

É muito delicada a criação de um filho. Mais delicada ainda quando este demonstra comportamentos que desafiam os pais a todo o momento. Crianças com temperamento forte requer pais com temperamentos fortes também, que não se deixam abater por elas, mas claro, não com violência, mas sim com prontidão, atitude e pulso firme.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios