Como Deixar o Estresse de Lado Quando se Tem Filhos?

A rotina é dura e cansativa, mas há estratégias para acalmar os ânimos

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Bebês, Crianças

A maternidade é muito especial: durante nove meses a mamãe fica sonhando em como será cuidar do bebezinho. Depois, quando ele nasce, cada dia é uma descoberta. É tudo muito bonito, mas acha fôlego! São muitas tarefas, a mulher fica esgotada, dorme mal e o bebê chora muito. Tem que ser uma super-heroína para não se estressar.

mãe relaxada

Então, mamãe, saiba que você não é a única que fica com os nervos à flor da pele. Momentos de explosão, choro ou acessos de raiva farão parte dessa jornada! Mas é tudo normal. A situação pode se complicar quando a criança começa a ficar independente e sai pela casa, exigindo supervisão constante para evitar quedas ou outros acidentes.

Acertos na rotina

Mas é possível contornar o estresse: é só fazer alguns ajustes, que vão tornar a convivência com toda a família mais tranquila.

-Você não precisa fazer tudo de uma vez: a mãe cuida do bebê e da casa (limpa, lava e passa roupa, cozinha), por isso, está sempre cansada. Então, aproveite para descansar quando o bebê tirar uma soneca. As tarefas domésticas podem esperar.

-Aceite a ajuda de outras pessoas para dividir as tarefas. Se possível, contrate uma diarista nem que for a cada 15 dias para fazer a limpeza mais pesada.

-Se possível, coloque seu filho em algum período na escolinha: vai ser bom para ele, para você e para a melhor convivência dos dois.

-Se o sono do bebê é agitado e ele te faz acordar várias vezes na madrugada, reveze com o papai. Você também precisa descansar ainda mais depois do final da licença-maternidade.

-Se as crises de birra da criança estão constantes, procure conversar com ela para tentar descobrir o que está acontecendo. Demonstre que você reprova esse comportamento. Uma boa dica é trocar experiências com outras mães e saber como elas lidaram com a situação.

-Não brigue por bobagens: muitas vezes, os pais ficam muito cansados, estressados e qualquer contratempo na rotina é motivo para uma discussão mais séria. Antes de perder o controle, respire fundo e deixe a raiva passar.

-Não se esqueça da relação de casal: os pais ficam tão envolvidos com a criança que se esquecem de namorar e se curtir.

 Tempo para você

-Quando o bebê fica maiorzinho e deixa de se alimentar exclusivamente com amamentação, deixe-o na casa da vovó ou de uma tia e tire uma tarde só para você: vá ao shopping, ao cabeleireiro ou na casa de uma amiga e relaxe. Nada de se sentir culpada por isso! É preciso recarregar as energias de vez em quando para ficar com mais fôlego na hora de cuidar dos filhos.

mulher relaxada

-Realize alguma atividade física. O exercício traz bem-estar e disposição. Uma boa dica é praticar yoga, em que é possível meditar e relaxar.

-Faça alguma atividade que dê prazer: faça artesanato, toque um instrumento musical, leia um livro ou revista. Se desligue um pouco do mundo materno. Peça para o papai ou outra pessoa tomar conta da criança por um período.

 

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios