Como Dormir Bem na Gravidez

Veja dicas para conseguir descansar mesmo com a barriga grande

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Semana a Semana

É muito comum as grávidas escutarem de outras mamães: “aproveita para dormir bem agora, porque depois que o bebê nasce fica difícil descansar…”. Os conselhos são sempre bem-vindos, mas nesse caso, apesar de todo o cansaço e esgotamento típicos da gestação, a grávida não consegue achar uma posição confortável para dormir.

O corpo da mulher muda bastante quando ela engravida e isso interfere nas noites de sono. A grávida passa por diferentes estágios: geralmente no primeiro trimestre, além dos enjoos, a mulher sente muito cansaço e sono, resultado da ação dos hormônios e assim, dorme muito, mais até do que estava habituada. No segundo trimestre, o sono volta ao normal, a mulher sente-se cheia de energia e consegue dormir bem, visto que a barriga ainda não atrapalha.

sono tranquilo

Ihh..Complicou!

A história se complica nos últimos três meses de gestação, em que a barriga está muito grande, acarretando fortes dores na coluna. Além disso, o corpo fica inchado, dá vontade de fazer xixi toda hora porque o útero pressiona a bexiga, o bebê se mexe bastante e, para muitas, além de tudo isso, tem ainda a tensão com a proximidade do parto: Será que tudo vai dar certo? Será que o bebê está bem? Será que comprei tudo para o enxoval?

Dicas importantes

É muito difícil conseguir dormir bem na gestação, mas é possível e necessário driblar a situação, visto que a mamãe precisa ficar relaxada e com bastante disposição para a chegada do bebê. Veja algumas dicas para dormir bem:

  • Deixe o seu quarto bem aconchegante, escuro e silencioso. Invista em roupas de cama bem macias e vista um pijama ou uma camisola bem confortável.
  • Utilize travesseiros e almofadas para apoiar pernas, braços e barriga. Existem umas almofadas bem compridas feitas especialmente para gestantes.
  • Procure dormir virada para o lado esquerdo, assim você não dificulta a circulação do sangue para o feto.
  • Tire sonecas ao longo do dia e vá para a cama assim que o sono chegar.
  • Evite ir para a cama de estômago pesado, então tenha um cardápio leve no jantar. Evite tomar café, chá preto ou refrigerante ou ainda comer chocolate, porque são estimulantes.

dormir bem

  • Para evitar inchaços que podem dificultar na hora de achar uma posição para dormir, esteja bem hidratada e modere o consumo de sal.
  • Não fique lutando para o sono chegar: se foi para a cama e despertou, levante-se, ande pela casa, leia algum livro, revista até que fique com sono novamente.
  • Converse com o seu obstetra e veja qual atividade física você está liberada para fazer. Exercitar-se também ajuda a ter uma boa noite de sono.
  • Ouça uma música relaxante antes de dormir. Um banho morno também vai ajudar.
  • Nunca tome medicamentos ou calmantes para dormir na gestação. Aliás, qualquer medicamento na gestação sem a prescrição médica pode trazer danos para o desenvolvimento do bebê.
  • Se você estiver muito tensa com a proximidade do parto, troque ideias com outras mamães que já passaram por isso. Tire ainda todas as dúvidas com o seu médico.
Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios