Como Encontrar a Babá Ideal

Dicas na hora de escolher a babá

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: 1 a 2 Anos, 2 a 3 Anos, 3 a 4 Anos, 5 a 6 Anos, Até 1 Ano, Bebês, Crianças, Recém Nascidos

O mundo de hoje não permite que todas as mulheres que fiquem em casa para cuidar exclusivamente de seus filhos, casa e marido. É tudo muito dinâmico e complexo, diferentemente de tempos atrás. A mulher, hoje em dia, tem conquistado bastante espaço em todos os lugares da sociedade. É gratificante e encorajador, visto seu potencial desenvolvedor e mutável, esta soma de papéis na vida da mulher.

Entretanto, continua sendo o sonho de muitas, ter filhos e constituir uma família. Neste momento, há o surgimento de um sentimento que não existia há alguns anos atrás: conflito em relação à maternidade e trabalho. As mulheres precisaram desenvolver mecanismos que a auxiliassem a criar e educar seus filhos mesmo tendo elas uma carga horária de trabalho no dia-a-dia, visto que muitas das avós também têm seus afazeres e nem todas podem assumir esta responsabilidade.

babá e criança

Assim, percebe-se que o mercado de babás cresce a cada dia. Mas, o fator crescimento apenas em nada nos ajuda a responder as questões que são imprescindíveis para a escolha da profissional. É preciso cautela, investigação, tratar as informações, chegar às conclusões para enfim dar um veredicto em relação a escolha da babá ideal.

Questionamentos indispensáveis na busca da babá ideal

  • Gosta de crianças? Muitas pessoas (não ligadas diretamente a nenhuma criança) podem pensar que é uma pergunta irrelevante, visto que a pessoa está ali para realizar um trabalho e tem que levar em conta o profissionalismo e não os sentimentos. Completamente enganados! A mãe preocupa-se, além dos cuidados básicos, se seu filho se sentirá acarinhado, amado, por aquela que, por algumas horas, representa o seu papel.
  • Conhece os antecedentes da candidata? É válido todo e qualquer antecedente, desde familiares até antecedentes criminais. Nunca se sabe o que se esconde por detrás de um rostinho bonito e aparentemente meigo.
  • Seu bebê se identificou com a pretendente à babá? Tudo o que se analise tem a sua importância, contudo, este é um dos pontos que muitas mães se esquecem. Se parece que a babá é perfeita, tire a prova deixando seu filho passar alguns minutos com ela. Perceba suas reações, feições. Ele tá estranhando? Chorando? Vale a pena procurar outra com a qual ele simpatize logo de cara.

bebê com babá

Quesitos que contribuem (mas não são necessariamente indispensáveis) na escolha da babá

  • Tem experiência? Cada bebê ou criança é única. Mas, nestes casos, quanto mais experiência melhor. Apesar de se tratar um fator muito relevante, não deve ser considerado de caráter eliminatório, pois, muitas precisam apenas da oportunidade para demonstrar que podem ser excelentes babás.
  • Algum curso complementar, tipo primeiros socorros, enfermagem, shantala? É sempre interessante considerar melhor aquela candidata ao cargo de babá que possui conhecimentos alternativos que possam ser usados em bebês e crianças.
  • Cultura e valores parecidos com os seus. É importante, porém, se ela preencher todos os seus requisitos com exceção deste, às vezes vale a pena desconsiderar, desde que ela esteja disposta a não ser taxativa e autoritária em relação a assuntos que você desconsidera ou então a não ser flexível em relação ao que não interessa-los.

Aqui estão apenas algumas dicas. É importante levar em consideração algumas particularidades de cada família para que se escolha a babá ideal. Comente e compartilhe suas dicas conosco!

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios