Como Ensinar meu Bebê a Usar o Troninho

Pais devem ter paciência para que a criança se acostume a ficar sem fraldas

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: 1 a 2 Anos, Crianças

Abandonar as fraldas e passar a usar o troninho ou penico é um momento de transição importante na vida dos pequenos. Por isso, os pais devem ter paciência, respeitar o tempo de cada criança para que tudo aconteça sem pressa ou traumas.  Geralmente, a criança vai abandonar as fraldas quando estiver com dois anos.

Pode parecer bobagem, mas forçar a criança a deixar as fraldas ou reprimi-la porque ela ainda não aprendeu a usar o troninho pode provocar prisão de ventre na fase adulta.

desfraldamento

Mas como ensiná-la?

  • Os pais podem comprar o troninho ou penico junto com a criança: deixe ela escolher qual gostou mais. Procure comprar um com cores divertidas.
  • No começo, a criança precisa se acostumar com o troninho. Permita que ela mexa e arraste-o pela casa. Deixe-o no quarto ou até na sala perto dos brinquedos.
  • O próximo passo e deixar o troninho no banheiro ao lado do vaso sanitário. Acostume a criança a sentar-se no troninho ainda de roupa.
  • Quando a criança fizer cocô na fralda, jogue as fezes dentro do troninho e mostre pra ela que lá é o lugar certo. Ela vai começar a associar as situações.
  • Na etapa seguinte, os pais devem ensinar a criança a sentar-se sem roupa no troninho.
  • Se possível, vá ao banheiro de porta aberta para que a criança veja você usando. As crianças copiam os adultos. Outra dica é: quando a criança se sentar no troninho, sente-se no vaso sanitário.
  • Coloque a criança no troninho nos momentos em que ela está acostumada a fazer xixi ou cocô, como depois do almoço ou logo após tomar mamadeira. Muitas vezes, ele pode sentar no peniquinho e não fazer nada, o que é normal.
  • Leve-a ao troninho quando perceber que ela vai fazer cocô: muitas crianças vão para o canto ou fazem caretas.

peniquinho

  • Leve seu filho para o troninho várias vezes ao dia, mas não exagere porque ele tem que aprender a pedir para ir ao banheiro.
  • Vista a criança com roupas fáceis de tirar para facilitar o processo.
  • No início, mantenha a fralda no período da noite. Quando a criança já souber usar o troninho de dia, ensine-a a pedir para ir no banheiro de madrugada. No início, ela vai fazer xixi umas três vezes à noite. Com o tempo seu corpo aprende a se controlar e ela só precisará ir uma vez no banheiro.
  • Nos passeios, coloque fralda, mas a dica é pedir para a criança fazer xixi antes de sair de casa.
  • Nos dias mais quentes, coloque só a calcinha ou cueca para que a criança perceba que não é ali que é para fazer xixi. Ela vai ficar desconfortável e perceberá que é hora de usar o troninho.
  • Quando a criança estiver habituada a usar o troninho, incentive-a a usar o vaso sanitário com redutor.

Trabalho em equipe

Comunique as pessoas que passam um tempo com o seu filho, como as professoras da escolinha, as avós ou babá que você está tirando a fralda da criança e acostumando-a a usar o banheiro.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



2 comentários

  1. Leticia

    Estou mega chateada, minha filha tem 4 aninhos e não faz coco no troninho, nem vaso sanitário, ela faz só xixi, em qualquer um do dois. Quando quer fazer o numero 2 ela pede fralda, masjá falei que não compro mais fralda, ela fica o dia todinho segurando o coco mas não vai no vaso e nem no troninho. Quando faz xixi ela já sai correndo. Eu já briguei com ela, já expliquei, to perdendo a paciência, por ela tem consciência. Na verdade tenho até vergonha que ela faz coco na fralda. SEm saber o que fazer. 🙁

  2. Ana Cláudia Carvalho de Jesus

    Oi Letícia, tenha calma é assim mesmo, minha bebê tem 11 meses, muitos acham cedo, mas já comprei o troninho, estou nos primeiros passos, vou deixar ela brincar, coloquei perto dos brinquedos para se familiarizar com ele. Agora, já quero colocá-lo no banheiro, para ela associar ao vaso sanitário. Tenha calma com ela, pois cada criança tem seu tempo, acho que o importante é você ir conversando e explicando para ela sempre, não force pois certamente ela ficará com traumas, ai sim não vai usá-lo. Beijos

Comente!




*Campos obrigatórios