Como Ensinar o Seu Filho a Fazer Coco

A criança precisa de uma rotina para aprender a usar o pinico e você, de muita paciência e amor.

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: 1 a 2 Anos, 2 a 3 Anos, Crianças

O processo de desfraldamento é difícil tanto para os pais quanto para as crianças, pois é um processo que demanda paciência, vínculo e dedicação. Entretanto, assim que vocês começarem a se entender com relação a esse assunto, tudo flui normalmente, somente com umas escapadas e outras. O xixi geralmente é mais fácil e as meninas costumam se adiantar aos meninos quando o assunto é banheiro. Se você acha que o seu filho está preparado para esse desafio, saiba como ensinar o seu filho a fazer coco e fique livre de vez das fraldas.

Como-Ensinar-o-Seu-Filho-a-Fazer-Coco

Tempo Certo

Primeiramente, é preciso saber se o seu filho realmente está pronto para esse aprendizado, ou ele será muito custoso e traumatizante. Enquanto para as meninas, a idade média é de 29 meses, a dos meninos é de 31. Para começar, perceba se a criança demonstra um desses sinais:

  • Tem habilidades motoras como subir e descer escadas, abaixar a calça e caminhar de um cômodo a outro.
  • Mostra interesse pelo assunto banheiro, querendo saber como as pessoas o utilizam.
  • Consegue se comunicar habilmente, compreendendo as palavras que têm relação com o banheiro e, principalmente, a de se expressar quando precisa fazer necessidades.
  • Possui uma rotina previsível para defecar e consegue ficar com a fralda seca por 2 horas ou mais.
  • Deseja agradar os pais ao agir como adulto.

Pinico Atraente

Agora que o seu filho está pronto, basta encontrar um pinico atraente, que o faça ter vontade de usá-lo. Há modelos coloridos com formatos de bichinhos, de carros e alimentos que tocam músicas. Leve a criança para ajudar a escolhê-lo e coloque-o em um lugar confortável como o quarto ou a sala de estar.

No entanto, crianças que se portam como adultas normalmente preferem fazer no vaso sanitário comum do banheiro. Nesses casos, se achar necessário, apenas um adaptador para crianças é o suficiente.

Para Que Serve o Pinico?

De nada adianta você comprar um lindo pinico se o seu filho não souber para que ele serve, não é mesmo? Então, assim que o equipamento estiver na localidade escolhida, mostre à criança como usá-lo. Com crianças, o melhor a fazer é uma demonstração. Para tanto, pegue uma fralda suja e jogue o cocô no pinico, dizendo que essa é a função dele.

Como-Ensinar-o-Seu-Filho-a-Fazer-Coco1

A Hora Certa

Se a criança estiver passando por um período de mudança como a chegada de um irmãozinho, mudança de casa ou de creche, a mãe começou a trabalhar entre outros, esse não é um bom momento para começar a ensinar o seu filho a fazer cocô. Isso porque são situações traumáticas e ele não estará preparado para se livrar das fraldas.

Desse modo, escolha uma época tranquila como as suas férias ou as férias escolares em que vocês poderão passar mais tempo juntos para poder incentivá-lo e encorajá-lo a usar o pinico. Além disso, as férias de verão são ótimas porque a criança usará roupas mais leves e soltar, fáceis de serem retiradas quando a vontade de ir ao banheiro surgir.

Horário Definido

Ter uma rotina para ficar sentado no pinico é de extrema importância, tanto para condicionar o seu sistema digestivo quanto à própria criança. Portanto, sabendo de antemão os horários que ele costuma defecar, deixe-o sentado durante pelo menos 15 minutos por dia. Caso não saia nada, não tem problema. O importante é fazer com que ele se acostume com o acessório, sempre lhe dizendo que, quando ficar com vontade, é lá que ele deve se sentar.

Seja Participativa

Não adianta deixar o seu filho sentadinho no trono enquanto faz os seus afazeres domésticos. Com isso, ele se sentirá inseguro e medroso de ficar sozinho sem saber o que fazer. Por isso, faça-lhe companhia conversando ou lendo para ele sobre o assunto. Assim, ele ganha confiança e aprende que esse momento é muito especial para ele e para a sua mãe, que deverá sorrir para ele sempre que possível.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios