Como Ensinar seu Filho a Falar

O bebê precisa ser estimulado tanto de forma verbal, gestual quanto visual para aprender as primeiras palavras.

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Até 1 Ano, Bebês

Quando o bebê balbucia as primeiras sílabas como “mã” ou “pá”, os pais ficam com os olhos lacrimejados de tanta emoção. Então, começam a imaginar qual será a sua primeira palavra e como e quando ela será dita. É comum que, no primeiro ano de idade, a criança já seja capaz de dizê-la, mas se isso não acontecer com o seu filho, não se desespere, pois o que pode acontecer é a falta de estímulos. Portanto, saiba nesse post como ensinar o seu filho a falar em um ambiente saudável e sem pressões.

como-ensinar-seu-filho-a-falar

Explique Tudo o Que Acontece

Parece bobeira, porém, quando você narra tudo o que está acontecendo ao redor do bebê, ele se acostuma aos sons das palavras e da linguagem. Sendo assim, é importante narrar as ações: “Papai chegou”, “O bebê sujou a fralda!”, “O cachorro fugiu!”, “O brinquedo quebrou!”, entre outras. Além disso, use de expressões corporais, principalmente o apontamento com os dedos. Com isso, a criança começará a identificar os nomes dos objetos e as suas ações.

Fale Naturalmente

Nós, adultos, temos a terrível mania de conversar com os bebês de modo infantilizado, usando tonalidades mais finas e usando palavras no diminutivo. Quando mais naturalmente você conversar com o seu filho, mais rápido ele aprenderá a falar, afinal, é desse modo que vocês, adultos, conversam, não é mesmo?

como-ensinar-seu-filho-a-falar1

Boa Dicção

Quando falar com o seu bebê, use a melhor dicção que puder, mas sem forçá-la. Articule bem os lábios para que ele perceba como os sons são formados e fale em voz clara para que ele consiga compreender cada sílaba. Desse modo, ao falar com ele, sempre direcione a sua cabeça e a sua boca para que ele possa enxergá-la e imitá-la.

Dê um Tempo ao Bebê

Certamente você tem que criar um ambiente emocionalmente confortável para que a criança aprenda a falar e isso não envolve pessoas falando a todo o tempo com ele, como se assim fosse mais fácil a aquisição da fala. Muito pelo contrário, é preciso dar-lhe tempo para que ele se comunique, mesmo que seja em silêncio. Ele poderá demonstrar os seus sentimentos e vontades apontando para algo ou alguém ou através da linguagem corporal.

Música Como Estimulante

A música é um dos melhores modos de fazer os bebês a falarem, já que costumam imitar seus personagens favoritos. Portanto, use e abuse dos vídeos com personagens infantis que cantam. E você e o seu marido não precisam ter vergonha de cantar para o seu filho, mesmo que desafine. O importante é que ele goste do ritmo e tente copiar tanto os seus gestos com as mãos e o corpo quanto com a boca. Assim, em pouco tempo, ele também estará cantando.

Leitura Estimula as Palavras

Mesmo que o seu filho não entenda uma palavra do que você está lendo, a leitura o estimulará a querer compreender o que é tão interessante. Isso aguçará a sua curiosidade com relação à imaginação, aumentando o seu vocabulário e a linguagem. Entretanto, evite fazer leituras mecânicas e sem graça. Chame a atenção da criança com feições, tonalidades e linguagem corporal para que ela entenda como a história que você está contando é interessante.

Outras Crianças

Uma criança identifica outra facilmente, mesmo que seja bebê. Por isso, é muito mais fácil que o seu filho aprenda a falar com outras crianças do que com um adulto, pois haverá uma boa identificação, além, claro, de diversão de sobra. Portanto, sempre incentive o convívio com outras crianças se pretende que o seu filho aprenda a falar rapidamente.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios