Como Entrar em Forma Depois da Gravidez

Dicas para perder peso depois do nascimento do bebê

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Parto

Para algumas mulheres, perder o peso adquirido na gestação é tarefa fácil, ainda mais para aquelas que não engordaram demais durante os nove meses em que esperavam a chegada do bebê. Porém, para muitas mamães a situação é outra: há uma grande dificuldade em emagrecer depois do parto.

É bastante natural o ganho de peso durante a gravidez, em geral de 9 a 13 kg. E saiba que logo depois do parto, a mulher já perde de 5 a 6 quilos. Mas para as mamães que engordaram muito na gravidez, só essa perda inicial não garante uma volta tranquila ao peso ideal. E os primeiros meses com filho – que é um momento muito especial- pode trazer chateação e até uma baixa da autoestima. Muitas até pensam em fazer cirurgia plástica para obter o corpo desejado.

dieta pós gravidez

Dicas

Mas muita calma! É só ser disciplinada que, em pouco tempo, é possível entrar em forma depois da gravidez sem precisar fazer plástica alguma. Veja abaixo algumas dicas:

  • Não é preciso ter pressa para poder entrar de novo na sua calça jeans preferida. Tudo tem seu tempo. Suas energias devem se concentrar nos cuidados do bebê e ficar só esperando o ponteiro da balança abaixar vai gerar muita ansiedade e insatisfação.
  • Priorize a amamentação. A produção de leite provoca um enorme gasto calórico e ajuda a mamãe a emagrecer.
  • Atenção especial à alimentação: faça pequenas refeições ao longo do dia. Dê preferência às frutas, verduras, legumes, carnes magras e peixes.
  • Não invente de fazer dieta por conta própria: consulte seu médico antes de uma mudança radical no hábito alimentar. Mesmo depois do parto, a mulher precisa se alimentar corretamente, principalmente se estiver amamentando.
  • Beba muita água para que seu corpo não retenha líquido e faça uma alimentação com pouco sódio. A ingestão de líquidos também é benéfica para a produção de leite.
  • Pergunte ao seu médico quantos dias é preciso esperar após o parto para fazer alguma atividade física. No início, dê preferência a exercícios leves como a caminhada. Quem sabe não é um bom motivo para passear pelo bairro, levando seu bebê no carrinho? (Mas espere o pequeno completar um mês e vá a lugares abertos e com bastante verde).
  • Quando o médico liberar a academia, faça os exercícios físicos acompanhada de um profissional especializado. Assim, as séries são feitas respeitando seus limites e com a postura correta.
  • A barriguinha demora um pouco para voltar como era antes da gravidez: mas é só cuidar da alimentação e fazer atividade física que, em alguns meses, tudo volta ao normal.
  • Drenagem linfática e massagem também são boas aliadas para as mães, ajudando a reduzir a barriga e evitando a retenção de líquidos.

como entrar em forma

Preparação antes da gestação

Para as mulheres que querem engravidar, mas entram em pânico só de pensar que vão engordar na gestação, a dica é: tente perder o peso extra antes da gestação e, quando engravidar, mantenha uma alimentação balanceada que, além de garantir o bom desenvolvimento do bebê, ajudará a perder os quilos adquiridos nos nove meses de gravidez.

Entrando em Forma Após a Gravidez

Para se ter um resultado positivo é necessário ter treinamento simples de seguir mas eficiente, com exercícios, guia alimentar e atividades a serem exercidas de maneira a gerenciar o peso. Um método que tem sido muito recomendado pelas minhas leitoras é o da Mamãe Saudável, que possui um programa para a mulher entrar em forma durante e após a gravidez de maneira saudável e sem prejudicar o bebê. Clique na imagem abaixo para saber mais informações e orientações.

mamãe saudável

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.