Como Estimular a Autonomia desde a Infância

A autonomia deve ser estimulada desde a infância para que a criança cresça com qualidade de vida e seja mais feliz

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Crianças

A autonomia é essencial para garantir uma vida de sucesso e felicidade. E é desde pequeno que a criança deve entrar em contato com esse mundo, para conhecer suas capacidades e limitações.

bebê no sling

A importância da autonomia

Seu filho é a sua jóia mais preciosa, não é mesmo? E ninguém nesse mundo sabe mais sobre ele e sobre o que ele precisa, do que você! Apesar de saber disso, pare e reflita mamãe: onde você espera que seu filho chegue na vida? Seu bebê vai crescer, vai virar uma criança encantadora, um adolescente fascinante e depois um adulto independente. Isso é o normal, é assim que a vida funciona. Conforme ele for crescendo ele vai conhecer muitas coisas e ficar fascinado por tudo ao seu redor e cheio de disposição para conquistar o mundo!Esse fascínio e determinação o acompanhará por toda a sua vida. Desde a infância até a fase adulta ele terá de enfrentar novas situações e desafios. E a forma como ele lidará com isso dependerá da autonomia e auto confiança que ele tiver.

Diga não a super proteção

Já ouviu falar naquele ditado: “tudo que é demais, estraga?” Pois é! O maior pecado dos pais é a super proteção de seus filhos. Toda criança precisa de muito amor, carinho e dedicação dos pais. Mas toda criança precisa também de seu próprio espaço, de conhecer o mundo, desenvolver suas habilidades e capacidades, saber de suas limitações. Somente assim seu filho conhecerá a si mesmo. Do mesmo jeito que deixar seu filho de lado é altamente prejudicial e uma grande irresponsabilidade do qual você irá se arrepender por toda a sua vida, sufocar seu filho com a super proteção também o fará.

Estimule a autonomia de seu filho

Estimular a autonomia de seu filho começa com um auto policiamento com relação à super proteção. Você precisa confiar no seu trabalho bem feito e na capacidade de seu pequeno! Mais do que isso: você precisa estimulá-lo! bebê dormindo Algumas atitudes muito simples te ajudarão nesse projeto importantíssimo para a felicidade presente e futura de seu pequeno:

  • Hora de dormir: Passado os quatro primeiros meses de vida de seu bebê, ele precisa dormir em seu próprio berço. Nada de dormir com os pais.
  • Brincar no chão: Quando seu filho começar a sentar e a engatinhar, deixe-o brincar no chão. Certifique-se apenas de que não existe nada perigoso ao seu redor.
  • Animal de estimação: Se você tiver um animal de estimação, deixe seu filho interagir com ele. É altamente recomendável, além de aprender a cuidar do bichinho e ele terá uma infância muito mais feliz!
  • Guardar brinquedos: Ensine seu filho a guardar seus próprios objetos desde cedo
  • Higiene pessoal: com dois ou três aninhos, você já pode pedir para ele lavar as mãos sozinho antes das refeições
  • Indo para a escola: se possível, deixe o carro em casa e ensine seu filho em como andar na rua
  • Hora do banho: a partir dos quatro anos, ele vai querer tomar banho sozinho! Permita e observe. Aproveite para ensiná-lo como se faz!
  • Reconheça: reconheça o esforço e dedicação de seu filho. Para ele cada novo passo é uma nova conquista!
Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios