Como Evitar o Parto Prematuro

Com pequenas atitudes você poderá evitar o parto prematuro e garantir que sua gestação chegue até o final

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Parto

Conforme a gestação vai chegando perto do final, depois da 35ª semana, muitas mamães começam a se preocupar cada vez mais com o parto. Entre as principais preocupações vem o medo de se enfrentar um parto prematuro.

gestação

O que é o parto prematuro e porque ele é perigoso

Uma gestação perfeita dura de 38 a 42 semanas. A média é 40 semanas. Esse é o tempo que seu bebê demorará para se desenvolver e crescer dentro de seu útero, estando pronto e preparado para nascer.

Algumas gestações, no entanto, duram menos tempo que isso. Quando o parto acontece antes da 37ª semana ele é considerado parto prematuro.

O parto prematuro pode ser perigoso para o bebê ou para a mamãe, por isso é muito importante que a mamãe tome todos os cuidados durante a sua gestação, siga a orientação médica e cuide de sua gestação com muito amor e dedicação!

Os bebês prematuros enfrentam muitas dificuldades para sobreviver e para conseguir terminar de se desenvolver fora do útero. Normalmente, eles não possuem mais de um quilo, não conseguem mamar, não podem ser expostos à luz solar e enfrentam dificuldades respiratórias. Eles são muito mais frágeis do que os bebês que nascem dentro do tempo correto de gestação.

Se o seu bebê nascer prematuro provavelmente ele ficará internado na maternidade para maiores cuidados médicos, até que seu corpinho responda a todos os comandos e ele consiga se alimentar sozinho. Ele só sairá de lá depois que conseguir dois quilos.

Parece assustador, não é mamãe? Apesar de ser muito perigoso, o parto prematuro pode ser evitado a partir de algumas atitudes muito simples!

Evite ter um parto prematuro

O primeiro passo para evitar um parto prematuro é a realização correta do pré-natal. Faça seu pré-natal direitinho, não falte às consultas, faça todos os exames que o médico pedir e acate às suas orientações.

Durante a gestação, é importantíssimo cuidar de sua alimentação e ter bons hábitos! Portanto, nada de álcool e de cigarro. O álcool e o cigarro contribuem para o interrompimento da gestação antes da hora, além de por em risco o desenvolvimento, saúde e vida de seu filho.

Cuide de sua alimentação: lembre-se que tudo o que você comer vai para seu bebê!

parto prematuro

Mantenha a sua vacinação em dia! Ela impedirá que você venha a ter doenças ou infecções em seu corpo que podem por em risco a sua saúde ou a vida de seu bebê.

As vitaminas que o médico te passar devem ser tomadas: o ácido fólico além de auxiliar no desenvolvimento cerebral do seu bebê, ainda é excelente para evitar o parto prematuro. O mesmo vale para a vitamina B12.

Confie em seu médico e abra o jogo: quando descobrir que está grávida, marque uma consulta e escute tudo o que seu médico tem a lhe dizer. Fale sobre seu histórico de saúde, não esconda nada.

Cuide de sua saúde: muito cuidado com a pressão alta, diabetes, tensão e estresse!

Gravidez não é doença, portanto faça exercícios físicos próprios. Além de auxiliarem na manutenção de sua gestação eles são ótimos aliados na hora do parto!

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios