Como Evitar que seu Filho Seja Viciado em Computador

É possível evitar que seu filho seja viciado no computador, basta você querer

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Dicas

Muitas mamães enfrentam uma situação muito chata no dia a dia: seus filhos estão cada vez mais viciados em computador, deixando de brincar ou ter maior participação no envolvimento familiar. Mesmo sendo importante, é possível evitar que seu filho se torne um viciado em computador! Seja firme!

criança com notebook de brinquedo

O computador faz parte de nosso dia a dia

Mamãe, apesar de o uso descontrolado do computador estar se tornando um dos maiores problemas do relacionamento familiar, o computador é necessário e faz parte do nosso dia a dia.

Isso quer dizer, que é quase impossível impedir que seu filho tenha contato com o computador ou com a tecnologia. Na verdade, impedir esse acesso (se ele for possível) pode causar tantos problemas quanto deixar que seu filho fique o dia todo na frente do computador.

Seu filho deve crescer ciente da importância e da necessidade de se saber usar o computador para desenvolver diversas atividades, pois esse domínio será essencial para que ele tenha sucesso em seu futuro escolar e profissional.

É preciso ter limite!

Como tudo na vida, o uso do computador deve ser limitado! E cabe aos pais impor esse limite aos seus filhos.

Para impor limite ao seu filho quanto ao uso do computador você deve considerar dois fatores: o tempo de uso e o acesso ao conteúdo.

O tempo de uso do computador deve ser definido pelos pais da criança e apresentado a eles. Uma vez combinado o tempo de uso com seu filho, é necessário ser firme e não mudar de idéia. É natural que ele queira ficar mais tempo no computador, principalmente se estiver usando-o para diversão. Cabe a você mamãe juntamente com o papai dizer “não” ao seu filho e lembrá-lo que ele assumiu um compromisso com vocês e que deve honrá-lo.

Lembre-se que o tempo diário não deve ser muito longo! No máximo poucas horas, duas ou três, são suficientes para que ele se divirta, se informe e dê conta das atividades escolares sem problemas.

Esteja atento também ao conteúdo que seu filho tem acesso, especialmente online! A internet é ampla, utilizada por pessoas do mundo inteiro. É uma excelente forma de pesquisa e comunicação, no entanto não é o ambiente mais seguro para seu filho, devido às armadilhas como pedofilia, pornografia e tudo o mais. Utilize ferramentas de bloqueio a conteúdo e a sites para controlar melhor o acesso que seu filho tem na rede.

família reunida

O exemplo parte dos pais

Não adianta você exigir que seu filho não use o computador muito tempo e querer que ele passe mais tempo com a família, se você ao chegar do trabalho já corre para o computador ou fica o tempo todo com o celular na mão!

Do mesmo jeito que você quer limitar o tempo de uso de seu filho, seja honesto consigo mesmo e faça o mesmo com você! Aproveite o tempo com sua família! Você só tem a ganhar.

Sempre que possível brinque com seus filhos, converse bastante e faça parte da rotina dele. Dessa forma, ele cresce com maior qualidade de vida e nem vai querer tanto tempo no computador!

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios