Como Fazer para o Bebê Parar de Chorar no Carro

Dicas para acalmar o choro do seu bebê no carro

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Até 1 Ano, Bebês, Recém Nascidos

Os especialistas categorizam o choro como uma forma de defesa do bebê mesmo. Sendo seu único meio de comunicação, o choro sinaliza que algo não esta indo bem. Cabe à mãe ou ao cuidador descobrir qual é a causa. Verifica-se fralda e outras possibilidades como sono, fome, calor, desconforto devido a posição. Se nada dessas coisas faz o bebê parar de chorar, a situação complica.

O choro constante é uma das coisas que mais angustiam as mães é o seu bebê chorando. Imagine em um ambiente pequeno e fechado como dentro de um carro? As possibilidades para fazê-lo parar de chorar são mais restritas, a não ser que se pare o carro. Mas, quando isso não é possível, será necessário buscar alguns recursos dos quais vamos dar as dicas.

bebê chorando no carro

Dicas para acalmar o choro

  • Respire e fique calma. Bebês sentem quando a mãe está nervosa, ansiosa e angustiada. Se você passa estes sentimentos para o seu bebê, dificultará um pouco as coisas.
  • Carinho. Às vezes, o bebê chora para conseguir um pouco mais de afeto, carinho. A mãe poderá acarinhá-lo. Passar-lhe a mão sobre os bracinhos, barriguinha, como se fosse uma massagem, porém sem nenhuma técnica específica.
  • Converse. Converse um pouco, chame sua atenção, ele poderá estar querendo um pouco de atenção, sentir-se notado, olhado.
  • Brinque. Provavelmente seu filho já reconhece algumas brincadeiras que faz para ele. Uma música, uma palhaçada, um gesto diferente, uma careta, enfim, algo que tire a atenção e entretenha o bebê.
  • Limite os estímulos. Bebês podem se sentir angustiados e incomodados com muitos estímulos ao mesmo tempo. No carro há muito isso, pense: balanço do veículo, luz do sol ou farol, música alta no som, conversa dos adultos dentro do carro… Isto tudo junto pode ser um pouco estressante. Use aquele protetor de janela para diminuir a luminosidade, abaixe ou desligue o som, fale de modo suave e mais baixo.

bebê feliz no carro

Dicas para parar o choro usando brinquedos e outros acessórios

  • DVD. Normalmente bebês adoram clipes musicais. Não é a toa que Galinha Pintadinha é um sucesso só! Permita se possível, que seu filho tenha acesso a eles durante a viagem, se não for via DVD, pode ser pelo celular (lembra-se do post sobre aplicativos para celular?).
  • Apenas música. Há bebês que se acalmam somente com uma música alegre ou então mais lenta e suave. Faça o teste com seu filho, tenham em mãos vários tipos de músicas.
  • Deixá-lo com alguma coisa em mãos. Desde que seja seguro ou um brinquedo recomendado para a idade, deixe que o bebê segure e brinque com alguma coisa.
  • Móbile. Existe móbile específico para bebê-conforto. É uma boa tentativa além de estimular a imaginação do bebê.

O ideal é que a mãe verifique questões de segurança e sobre as necessidades básicas do bebê e também coloque as dicas acima em prática antes de parar o carro e modificar a rotina da família. O bebê percebe tudo que está à sua volta e, ele pode relacionar o choro com a parada do veículo, com a pegada no colo, isso fará com que ele tente chorar cada vez mais para obter este comportamento dos pais, caso seja isso o que quer.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios