Como Fazer RG e CPF de Bebês

Saiba como tirar os documentos do seu bebê para possíveis viagens e outras atividades

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: 1 a 2 Anos, 2 a 3 Anos, 3 a 4 Anos, 5 a 6 Anos, Até 1 Ano, Bebês, Crianças, Recém Nascidos

Nasceu o seu filho, o bebê mais lindo e gostoso do mundo. Todinho da mamãe e por um bom tempo assim será. Não é bem por aí… Quando nasce um bebê nasce um cidadão. Um ser dotado de direitos e deveres, com sua nacionalidade e particularidades. Com certeza, nenhuma mãe pensa neste detalhe nos primeiros meses de vida de seu filho, quiçá nos primeiros anos de vida.

bebê deitadinho

Contudo, é importante este pensamento. Além de nos acostumarmos que os filhos são criados para o mundo e não para morrer debaixo de nossas asas, também proporcionaremos mais praticidade para as nossas vidas se internalizarmos tudo isso mais rápido e providenciarmos os documentos pessoais do bebê.

Como faço para tirar o CPF do bebê

  • Separe os documentos necessários. Será necessária a certidão de nascimento do bebê (ou documento que comprove guarda ou tutela se for o caso), documento da mãe ou pai com foto (depende de quem vai tirar).
  • Dirija-se até uma agência dos Correios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal.
  • Pague a taxa – aproximadamente R$5,70 se não tiver aumentado.
  • Você já sai com o número do CPF de seu filho em mãos. O número é gerado na mesma hora e você já terá acesso a ele. A partir de agora seu bebê já possui o cadastro de pessoa física, nacional e que promove alguns benefícios, como por exemplo: você poderá abrir uma conta no banco com no nome dele mesmo e para ser beneficiário de alguns planos de saúde.

Como tirar a Carteira de Identidade do bebê

bebe no ovo

  • Separe os documentos necessários. Desta vez será preciso levar originais e cópias ou cópias autenticadas da certidão de nascimento do bebê; número do CPF; documento de identidade do responsável que for tirar o documento do bebê e duas fotos 3×4 do bebê.
  • Dirija-se até a delegacia civil de sua cidade. Em algumas cidades há outros postos que também fazem o documento de identidade, informe-se.
  • Será gratuita a primeira via da carteira de identidade e RG do seu bebê.
  • Seu filho precisará que colham suas impressões digitais, por isso, terá de levá-lo.
  • O documento não ficará pronto na hora. Os responsáveis pela confecção do mesmo informarão a data em que você poderá busca-lo.
  • É importante levar o CPF da criança, pois, assim, o número virá impresso na carteira de identidade, por isso, providencia antes o mesmo.

Além de muito fofo seu bebezinho com CPF e RG com foto e tudo é muito importante e prático. É necessário andar com o documento do bebê nos passeios e viagens. Sair com a certidão de nascimento não é nada prático. Além do mais, se perder, dá trabalho e é cobrado para tirar outra. Você terá em só documento, compacto, todas as informações da certidão e mais o CPF. No caso de crianças sumidas, as impressões digitais são mais uma arma para poder ajudar nas buscas. E você mamãe, já tirou os documentos de seu filho? Conte-nos como foi.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios