Como Lidar com a Agressividade das Crianças

Lidar com a agressividade das crianças pode parecer difícil, mas é necessário

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: 5 a 6 Anos, Crianças

A agressividade é um dos comportamentos que mais incomodam aos pais e adultos, especialmente quando se trata de crianças. É também um comportamento comum a diversas crianças e causa de preocupação de muitas mamães e papais. Como você deve lidar com a agressividade do seu filho?

garoto agressivo

A agressividade é um comportamento natural do ser humano

Lidar com uma criança agressiva é sempre muito confuso e desgastante. E quanto mais nova a criança for, mais difícil é lidar com a situação, pois parece injusto você determinar limites a um bebê ou criança pequena.

Se você enfrenta isso com seu filho, acalme-se! Nada está perdido, mamãe!

Antes de entrar em pânico, lembre-se que a agressividade é um comportamento natural do ser humano, presente em diversas etapas de sua vida. Todos nós possuímos esse comportamento infiltrado em nossos pensamentos e ações. O que nos difere dos pequenos é que aprendemos, com o tempo, a controlar a agressividade, não sendo dominado por ela.

Portanto, erga a cabeça e siga em frente!

Encare a situação de frente

É isso mesmo! Fugir ou fingir que nada está acontecendo não vai resolver nada, muito pelo contrário, vai apenas fortalecer o hábito de agressividade de seu filho.

Não importa a idade da criança, se é um bebê com um ano ou uma criança maior, já em fase escolar: se ele está sendo agressivo é necessário descobrir a razão e encarar de frente para resolver o problema!

O que leva seu filho a ser agressivo?

Para conseguir resolver essa situação, além de aceitá-la, é necessário buscar entender o porquê a criança está agindo dessa forma. A agressividade é uma reação a uma determinada situação ou estado do qual não agrada à criança.

Um bebê, por exemplo, que ainda não fala não tem como dizer quando está com fome, incomodado, com dor, irritado, etc. Muitas vezes a agressividade que ele pode demonstrar, com choros altos, gritos, tapas e mordidas é a única forma que ele descobriu para mostrar para você que ele não está bem ou não está gostando da situação na qual ele está passando naquele momento.

Uma criança maior demonstra agressividade de outras formas: além dos choros escandalosos, gritos, manha, tapas e chutes, ele pode arremessar objetos e brinquedos, podendo até mesmo quebrá-los.

Os motivos? Podem ser os mais diversos possíveis. Portanto, mamãe, erga a cabeça e descubra o porquê seu filho está agindo dessa forma!

Outra possibilidade bastante comum é a descoberta da possibilidade de ser agressivo, apesar de não ter a consciência do significado.

mãe controlando agressividade

Dicas para lidar com a agressividade das crianças

  • Não ignore e tente descobrir a razão que está levando a criança a agir dessa forma
  • Converse com ela em tom calmo, porém firme, explicando que a atitude está errada e que não deve se repetir
  • Confie no seu papel de mãe: a mãe é você, não a criança
  • Estabeleça limites e aponte-os para a criança
  • Não devolva na mesma moeda: a criança se espelha nos pais, portanto se você agir com agressividade ele vai entender que é para fazer o mesmo
  • Seja paciente! Ele está aprendendo a lidar com emoções
  • Procure ajuda ou conselho médico se for necessário
  • Substitua a agressividade por amor, carinho e diversão
Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios