Como Não Engordar Muito Durante a Gravidez

Cuida da sua saúde e do seu corpo para continuar com a silhueta esbelta mesmo após o parto.

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Dicas, Gravidez

É muito comum que as mulheres, ao engravidarem, ganhem mais peso, tanto pelo natural crescimento do bebê quanto pela alimentação excessiva de algumas mamães, que devem comer em dobro. No entanto, se você engordar muito nessa fase, será bastante difícil recuperar o corpo, além de ganhar flacidez. Para não passar por essa situação apavorante, saiba como não engordar muito durante a gravidez:

como-nao-engordar-muito-durante-a-gravidez1

Alimentação Nutritiva

Mais que em qualquer fase da sua vida, período gestacional você precisará de uma alimentação de qualidade e não, quantidade, como muitos pensam. Portanto, invista em verduras, legumes, frutas, sementes, gorduras boas e oleaginosas.

Faça refeições a cada 3 horas para nutrir o seu organismo a toda hora a fim de manter você e o seu bebê bem alimentados a todo momento. Os alimentos ricos em fibras como os cereais integrais, as verduras e as frutas, ajudam o seu intestino a funcionar melhor, eliminando todas as toxinas do seu corpo, além de causarem a sensação de saciedade com menos alimento.

O Que Evitar Durante a Gravidez

Além de poderem causar problemas na saúde da mãe e do bebê, alguns alimentos também engordam bastante: frituras, alimentos industrializados, refrigerantes, doces, chocolates ao leite, sal em excesso e carnes gordas. Sendo assim, evite-os o quanto puder pelo menos durante a gravidez. Assim, e estará protegendo não só o seu corpo, como a sua saúde e a do seu filho.

Não Pare

Como você já deve saber: “gravidez não é doença”. Ou seja, nada impede que você faça atividades físicas. Entretanto, antes de iniciá-las, consulte o seu obstetra ou ginecologista para fazer todos os exames necessários para não causar malefícios à sua saúde e a do seu bebê.

Assim, as atividades mais indicadas para as grávidas são o Yoga, o Pilates, a hidroginástica entre outros. E não se esqueça de avisar os seus instrutores sobre a sua condição, pois alguns exercícios deverão ser suavizados.

alimentacao-ideal-durante-a-gestacao1

Por Menos Sal No Mundo

O sódio é um mineral necessário ao bom funcionamento do organismo, porém, somente em pequenas quantidades. Caso o seu consumo seja grande, poderá haver problemas de pressão alta, renais e de retenção de líquidos, que causa inflamações como a celulite.

Hidratação

Para acabar com a retenção de líquidos, principal causador dos incômodos inchaços e da celulite, beba pelo menos 2 litros de água por dia. Você também poderá investir em outros líquidos saudáveis como chás e sucos, que também têm seus valores nutritivos, além de contribuírem para a queima de gordura como o chá verde ou os sucos detox.

Massagem Linfática

Outra maneira de evitar o inchaço e a celulite é fazendo massagem linfática, que pode ser feito por um profissional ou por você mesma, enquanto toma banho. Para tanto, passe a esponja vegetal pelo corpo em pequenos movimentos circulares, mas não se esqueça de desligar o chuveiro nesse momento!

Para esfoliar a pele e nutri-la, faça uma mistura caseira utilizando 2 colheres de sopa de azeite de oliva e 1 de café em pó. O café, além de antioxidante, é termogênico, ou seja, inibe a proliferação dos radicais livres e ajuda a queimar a gordura localizada. Faça isso 1 vez por semana para proteger a sua pele da celulite.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios