Como Saber que Está em Trabalho de Parto

Veja o que acontece quando momento de dar à luz está próximo

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Parto

Na gestação, a mulher tem que ser paciente: são nove meses vendo a barriga crescer, juntamente com a ansiedade de conhecer o bebê e se certificar que ele está bem. Muitas mamães ficam imaginando como será o trabalho de parto e ficam receosas pensando que não vão saber que o momento de dar à luz está bem próximo.

sinais de parto

O corpo da mulher envia vários sinais de que o trabalho de parto está começando, mas não adianta perguntar para sua amiga como foi a experiência dela, porque eles variam de mulher para mulher. Pode variar também na mesma mulher, de gravidez para gravidez.

Sinais de trabalho de parto

Confira abaixo quais os principais sinais de trabalho de parto:

-Contrações: a mulher saberá identificar que está tendo contrações, visto que elas se repetem regularmente, a cada 30 minutos, 15 minutos, 10 minutos.  O intervalo entre elas vai diminuindo ao mesmo tempo em que elas se tornam mais intensas.

-Bolsa rompida: a bolsa d’água é formada por duas membranas, que ficam cheias de líquido amniótico, para proteger o bebê no útero. Quando a bolsa se rompe, esse líquido passa pelo colo do útero e é eliminado pela vagina, por isso muitas mulheres pensam que estão fazendo xixi. A mamãe não precisa sair correndo porque a bolsa se rompeu, como observamos em filmes e novelas; deve é observar com cuidado a cor do líquido, que deve ser clara. Se o líquido estiver escuro indica a presença de mecônio, que pode trazer sofrimento para o bebê.  Geralmente, a bolsa se rompe na própria maternidade.

  • Barriga baixa: é o sinal de que o bebezinho se encaixou. Quando isso acontece a mulher tem mais dificuldade para andar; é como se estivesse com uma “bola” entre as pernas. A vontade fazer xixi também aumenta.
  • Dor lombar: a mulher pode ficar com muita dor nas costas que pode vir junto de outro incômodo: cólica.
  • Dilatação do colo do útero: quando a mulher entra em trabalho de parto, o médico vai acompanhando a evolução.

Quando a mulher entra em trabalho de parto, deve manter a calma e ficar relaxada. Uma dica para aliviar as contrações é tomar um banho morno, receber massagens ou até mesmo fazer caminhadas.

hora do parto

Duração

A mamãe, apesar das dores por conta das contrações, deverá ser bastante paciente, já que o trabalho de parto pode durar até 12 horas. A dica é aproveitar esse momento único, mesmo sentindo algum desconforto. O importante é estar cercada de pessoas

Muito se ouve falar sobre a dor do parto, o que deixa muitas mamães apreensivas. A dor não é igual para todas as mulheres e se a mulher precisar, o obstetra pode aplicar algum anestésico.

Caso a gestação esteja se estendendo além do tempo previsto, o médico poderá induzir o parto, que será necessário caso a gestação ofereça algum risco para a mamãe ou para o bebê. A indução é feito com uso de medicação.

No trabalho de parto é importante que a mulher esteja acompanhada de pessoas queridas e com profissionais de sua confiança.

 

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



1 comentário

  1. Anônimo

    Estou com 9 meses de gravidez e hoje acordei com dor de bechiga oque sera?

Comente!




*Campos obrigatórios