Como Saber se a Bolsa Rompeu?

Saiba como identificar o momento e o que fazer

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Parto

Muitas gestantes, em especial as mamães de primeira viagem, ficam apreensivas no final da gravidez. São dúvidas quanto à proximidade do parto, principalmente em relação às contrações, dores e rompimento da bolsa e como saber identificar essas etapas.

bolsa rompida

É bem comum assistirmos na televisão ou cinema cenas de grávidas que têm a bolsa rompida, com todo aquele aguaceiro e correria. Porém, saiba que isso é cena de novela, porque pouquíssimas mulheres tem a bolsa rompida antes do trabalho de parto. Na maioria das vezes, a bolsa estoura na própria maternidade, no momento do trabalho de parto, que se inicia com as famosas contrações.

Entenda qual a função da bolsa d’água: ela é composta por duas membranas, preenchida com líquido amniótico, que tem o objetivo de proteger o bebê no útero contra traumas e algumas infecções. Se a bolsa estoura, o líquido amniótico consegue passar pelo colo do útero e é eliminado pela vagina.

Como Acontece

Como isso é indolor para a mulher, ela pode pensar que está fazendo xixi. A diferença é que ela não tem controle.  Quando a bolsa se rompe, pode ser que uma quantidade grande de líquido seja eliminada, o que é fácil de identificar que ela estourou, ou apenas algumas gotas de cada vez. Algumas mulheres relatam que quando a bolsa estourou ouviram um som de um pequeno estouro.

Se a mulher eliminar pouco líquido pode pensar que é xixi, suor ou a própria secreção vaginal. Na dúvida, principalmente se você estiver com menos de 37 semanas, ligue para o obstetra para checar o que está acontecendo. Utilize um absorvente para que o médico possa verificar se é realmente líquido amniótico. Se já estiver com mais de 37 semanas, não é preciso se desesperar: ligue para a pessoa que irá te acompanhar na maternidade, arrume as coisas e pode até tomar um banho (não é aconselhado que seja de banheira).

barriga de 9 meses

Como é o Líquido?

Quando a bolsa estoura, ela elimina um líquido transparente, que pode ter um pouquinho de sangue, com cheiro de água sanitária. Caso o líquido saia escuro, vá imediatamente para a maternidade porque pode indicar que o bebê está sofrendo. Nessa situação, o médico irá decidir se já é hora de realizar o parto ou se dá para aguardar um pouco. A atenção deve ser redobrada caso a bolsa se rompa e depois de um tempo ocorra diminuição dos movimentos do bebê.

Não é possível esperar muito tempo para o bebê nascer porque quando a bolsa estoura há riscos de infecções. Dificilmente, o médico deixará passar mais de 24 horas para ver se a mulher entra em trabalho de parto. O parto pode ser induzido, caso não haja dilatação. A cesariana só será realizada em último caso.

Em algumas situações, o nascimento do bebê poderá ser adiado, visto que o líquido amniótico não para de ser produzido pela placenta, mas nesse caso, a mulher deve ficar em repouso.

Se você está aflita quanto à proximidade do parto, converse com o seu obstetra e tire todas as dúvidas.

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.