Como Saber se Estou Grávida

Veja quais os sinais que o corpo dá e quais os testes detectam uma gravidez

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Será que estou Grávida

O corpo feminino passa por uma grande transformação após a fertilização, já que começa a se preparar para a chegada do bebê e pode dar algumas pistas para a mulher de que ela engravidou.

Mas como descobrir se você está grávida? O primeiro sinal é o atraso da menstruação, principalmente em mulheres que apresentam ciclos regulares. Todos os meses o organismo feminino se prepara para receber o embrião em uma camada do útero chamada endométrio, que é eliminada caso não ocorra a fecundação e aparece na forma do sangramento da menstruação.

teste para grávida

Outros sinais

Mas além de o atraso menstrual, o organismo da mulher pode dar alguns indícios de uma gestação em curso.  São sintomas que variam de mulher para mulher que podem vir juntos ou não. Muitas mulheres, por exemplo, sentem enjoos algumas semanas depois que ocorreu a fertilização, incômodo que podem acompanhar muitas futuras mamães por vários meses. Azia e alteração do paladar e olfato são outros sintomas que podem aparecer.

Uma vontade maior de urinar pode ser indício de uma gravidez, isso por conta da ação dos hormônios.  Sono e cansaço muito diferente do comum também pode indicar a gestação.

Outro indício é um aumento na sensibilidade dos seios que podem ser confundido com a chegada da menstruação. Os bicos dos seios podem ainda ficar mais escuros e as veias das mamas também podem ser vistas com mais facilidade.

Cólicas, como muitas mulheres sentem no período pré-menstrual, também podem indicar uma gestação, bem como pequenos sangramentos, que podem dar a ideia de um início de menstruação, mas são, na verdade, sinal da implantação do óvulo que foi fertilizado no endométrio.

Diagnóstico

Para se ter certeza de que engravidou, o diagnóstico pode ser feito com um simples teste de farmácia ou com um exame de sangue ou urina em laboratório. Os testes têm a função de detectar o hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG), produzido pelo embrião.

sinais

O teste de farmácia é um kit que permite que a mulher realize o diagnóstico por conta própria. É feito com a urina e, em minutos, indica se há gravidez ou não, caso haja a presença do hormônio hCG.  Porém, se o exame for realizado cedo demais, pode ser que não acuse a gravidez. Caso a mulher continue em dúvida, deve esperar alguns dias e realizar o teste novamente.

Outro fator que pode influenciar o resultado é se o produto está armazenado adequadamente na farmácia. Além disso, a mulher deve ficar atenta à data de validade e às condições da embalagem, que deve estar lacrada.

Mais confiável que o teste de farmácia é o exame em laboratório denominado beta hCG, no qual é feita a coleta do sangue da mulher que detecta o hCG, apontando a gestação. No laboratório também pode ser feita a coleta da urina, que também aponta o mesmo hormônio.

É muito importante que a mulher procure um ginecologista assim que diagnosticar a gravidez. Assim ela dará início ao pré-natal, realizará uma série de exames, garantindo assim sua segurança e a do bebê.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



12 comentários

  1. Geh

    Olá tenho uma duvida e gostaria q vcs me ajudassem eu tomo o ciclo21 a um tempo ja e ano passado tive um aborto porem eu estava tomando o ciclo a cartela acabou dia 26/09/13 e dei a pausa dos 7 dias e hoje dia 16/10/2013 ainda não veio minha menstruação e sinto umas colicas como si fosse descer mais nda nem sinal porem tomei essa cartela do mes nove errada sera q posso esta gravida????

  2. Pikena

    eu gostaria de saber se corremos o risco de engravidar nos últimos dias de mestruação?

  3. Daniela

    Sera que posso estar gravida? minha ultima mestruaçao veio no dia 02-02-2014 e meus dias fertis eram dia 14 ate dia 16 e nessses dias eu e meu marido tivemos relaçoes e ele ejaculou dentro de mim sera q posso estar gravida sinto mt enjoous dores nas costas dores de cabeça me ajudem por favor bjs tenham um bom dia

  4. andrea

    quero se mae

  5. THAI

    NOSSA TO COM UMA DUVIDA CRUEL RSRS… MINHA MESTRUCAO ESTA ATRASADA UM DIA E TO PRECISANDO DE UMA AJUDA SERA QUE JA POSSO FAZER TESTE DE FARMACIA OU AINDA E MUITO CEDO?

  6. Bia Horan

    Meus peitos estao doloridos, minha barriga doe frequentemente minha cabeça e minhas costas vive doendo e sempre tenho enjoo sera que posso estar gravida???

  7. Anônimo

    fiz sexo 2 dia depois de ta mentrunda e minha mentruaçao ainda vei mais ela e desregulada..

  8. boneca

    Eu gostaria de saber se meu parceiro ejaculou dentro de mim no dia 06/06 e eu estava no meu primeiro dia de menstruação , e desde do dia 14/06 eu estou sentindo uns sintomas estranhos tipo , estou dormindo mais que o normal , senti enjoo de algumas comidas , gostaria muito que alguém me ajudasse e ontem eu tive a sensação como se fosse vomitar . agradeço a quem consiga tirar essa minha duvida .

  9. Celma

    O meu periodo veio no dia 3/8/2015,e foi n dia 6. Tive relaçao dsprotejida com meu namorado,no dia 8. Ate hoje sinto enjou,dor de cabeça,tontura,e derejo muito,mais nao sinto nada nos ceios..ja fiz o texte de farmacia deu negativo.o que sera?

  10. Andreza

    Gostaria de saber se eu tenho possibilidades de engravida pq Dezembro 26 não mestruei pois não me previno pois quero um bebé ai quando foi em Janeiro apareceu dia 04 e durou tb em 04 dias e agora estou confusa me responde gente por e-mail ?

  11. amanda

    estou com uma forte dor no pe da barriga o que pode ser

  12. Sara Seabra

    Bom dia,tenho 33 anos,uma filha com 11 anos, sou saudável,não tenho vícios e a 1 ano e meio que tento engravidar e nada, mas este mês o meu período veio fraco e de cor diferente, estou com tonturas e alguns enjoos, será possível estar gravida?

Comente!




*Campos obrigatórios