Como Saber se o Leite é Suficiente

As mães ficam preocupadas se o bebê está se alimentando de forma correta

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Bebês, Recém Nascidos

O recém-nascido parece tão frágil, precisa ganhar peso rápido e, por isso, as mamães ficam em dúvida se eles estão mamando a quantidade correta ou se seu leite é suficiente.

É muito difícil saber o quanto o bebê mama por vez: nem adianta achar que ele mama muito porque fica muito tempo em cada mamada, isso porque cada bebê tem um ritmo. Alguns ficam pouco tempo mamando, mas são muito rápidos na sucção; outros ficam um tempão, mas são mais preguiçosos e chegam até a cochilar no meio da mamada.

bebê mamando no peito

Uma coisa é certa: os recém-nascidos mamam várias vezes ao dia porque tem um estômago muito pequeno e absorvem de forma bem rápida o leite materno. Então, nas primeiras semanas eles vão chorar bastante e quase sempre será porque estão com fome. Mas, com o tempo, os intervalos entre as mamadas vão aumentando.

A mãe pode observar se o filho está realmente mamando: para isso, a “pega” deve estar correta, ou seja, enquanto o bebê mama não faz nenhum barulhinho nem se formam covinhas em suas bochechas. Dá para perceber também se eles estão engolindo o leite: verifique o movimento na garganta dele.

Quando os bebês estão saciados, geralmente ficam bem tranquilos relaxados e até tiram uma soneca depois da mamada. Outra dica é observar as fraldas: quando eles estão mamando corretamente fazem xixi várias vezes ao dia. O xixi é bem clarinho. Também fazem mais cocô.

mamãe amamentando

Após as mamadas, as mães também percebem que o seio utilizado fica mais “vazio”.

Acompanhamento do pediatra

Nas primeiras consultas, o pediatra também vai averiguar se o recém-nascido ganhou o peso: apesar de os bebês perderem peso logo após o nascimento, eles recuperam até a terceira semana e, daí para frente, só tendem a engordar. O médico anota esses dados em uma curva de crescimento e consegue saber se o bebê está se alimentando da forma correta.

Veja alguns sinais que podem indicar que seu bebê não está mamando: ele não ganha peso, fica muito sonolento e molinho na maior parte do dia, faz pouco xixi e cocô e sua pele, mesmo depois da primeira semana, ainda se mostra enrugadinha.

Insista na amamentação

É mito achar que seu leite é fraco: o leite materno fornece todos os nutrientes e defesas ao bebê, por isso, apesar de algumas dificuldades no início da amamentação, a mãe não pode desistir. Logo após o parto a mulher produz colostro, uma substância que oferece anticorpos para o filho, funcionando como uma primeira vacina. Somente de 3 a 4 dias depois do nascimento do bebê, a mãe passa a ter leite. Só em último caso e em circunstâncias específicas é que deve dar leite artificial para o bebê.

Se o médico constatar que o bebê não está conseguindo mamar, vai receitar o leite artificial. Se a mãe tem dificuldade em amamentar, deve procurar ajuda de profissionais na maternidade ou em um posto de saúde.

Saiba que até os seis meses o único alimento que o bebê precisa é o leite materno.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios