Como Tirar a Chupeta?

Veja como passar por esse momento sem grandes tensões

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: 1 a 2 Anos, 2 a 3 Anos, Até 1 Ano, Bebês, Crianças, Recém Nascidos

É até contraditório: a mãe faz de tudo para o recém-nascido usar a chupeta, o que ajuda a acalmá-lo e a dormir melhor, mas depois fica sem saber como tirar o acessório depois que a criança fica maiorzinha.

O melhor caminho seria o seu filho largar a chupeta naturalmente, por conta própria, mas como isso pode não acontecer, selecionamos algumas dicas para que ela se livre do objeto sem que isso seja motivo de tensão na família:

chupeta

Dicas

  • Procure tirar a chupeta até os três anos de idade para que o hábito não comprometa a arcada dentária. Além disso, a chupeta pode trazer problemas na respiração (levando a criança a respirar pela boca), mastigação e fala, assim quanto mais cedo ela for abandonada melhor.
  • O jeito mais fácil é retirá-la de forma gradual. Converse com a criança que ela só vai usar a chupeta quando estiver em casa, que não pode usar nos passeios ou na escola. Depois restrinja o uso da chupeta só para a hora do sono e, em seguida, elimine o hábito por completo.
  • Assim que a mãe conversa com a criança que ela deve largar a chupeta, é preciso que outras pessoas que convivem com ela também incentive-a a parar com o hábito. Não adianta a criança não chupar chupeta em casa, mas ter uma guardada na casa da avó.
  • Quando a criança estiver sem chupeta, faça elogios. Diga que ela cresceu, já é um(a) mocinho(a) e que o acessório é coisa para bebezinhos.
  • Proponha uma troca com a criança: se ela entregar a chupeta, ganha um presente, um passeio ou uma brincadeira. Mas, se for utilizar este artifício, especialistas sugerem não trocar a chupeta por um doce.
  • Se a criança usa a chupeta só para dormir, troque-a por algum bonequinho ou bichinho de pelúcia que vai acompanhá-la na hora do sono.
  • Não deixe que a chupeta se torne um grande problema! Nada de gritar com a criança porque ela está usando o acessório. O melhor é sempre conversar ou utilizar alguma historinha que envolva a imaginação da criança para que ela abandone o hábito.
  • Não é aconselhável fazer a retirada da chupeta se estiver ocorrendo alguma outra mudança na vida da criança, como o abandono das fraldas ou a chegada de um irmãozinho.
  • Você pode fazer um furo no bico da chupeta e dizer que ela estragou e, por isso, precisa ser jogada no lixo. Aproveite o momento e diga: “ainda bem que você cresceu e não precisa mais dela”.
  • Mesmo que a criança chore muito porque está sem a chupeta, os pais devem ser firmes e não podem voltar atrás.
  • Na hora que a criança procurar a chupeta, tente distraí-la, pedindo para ela ajudar em alguma coisa ou propondo uma brincadeira.

quando tirar a chupeta

Use a sua imaginação

Use a sua criatividade e invente alguma historinha para fazer a criança largar a chupeta. Diga, por exemplo, que se ela deixar a chupeta pendurada em uma árvore, será levada pela “fada da chupeta”. Você pode também utilizar as datas comemorativas, dizendo para a criança deixar a chupeta para o Papai Noel.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios