Como Tirar a Fralda do Bebê?

Saiba o que fazer para que você tenha sucesso nessa transição

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: 1 a 2 Anos, 2 a 3 Anos, Crianças

Uma dúvida para muitos pais é saber qual o momento certo para tirar a fralda da criança. A resposta é simples: assim que ela estiver pronta, ou seja, não existe um tempo certo. A família deve controlar a ansiedade para ver a criança conquistar esse processo de aprendizado com naturalidade.

como tirar fralda

Assim como cada criança começa a engatinhar ou andar assim que se sente pronta, a mesma coisa acontece com o desfralde. Para ela, é um novo aprendizado: controlar os esfíncteres e saber eliminar xixi e cocô na hora certa.

Mas como saber quando ela está pronta?

A criança começa a dar alguns sinais de que, em breve, poderá fazer suas necessidades no penico e, mais tarde, no assento do vaso sanitário com os redutores. Isso acontece por volta dos dois anos, mas se o seu filho demorar um pouco mais não há problema algum. Nunca force esse processo ou dê broncas na criança quando ela fizer xixi ou cocô na roupa ou acordar com a cama molhada. Isso pode traumatizá-la e até desencadear prisão de ventre no futuro.

Dicas

Veja algumas dicas para ajudar no processo de tirar as fraldas:

  • Compre um penico e deixe que a criança se acostume com ele, observando e sentando de roupa no começo. Pode até deixar perto dos brinquedos no início. Depois, coloque-o no banheiro.
  • Quando for trocar a fralda de cocô, mostre para a criança e jogue no vaso sanitário. Deixe ela ajudar a apertar a descarga.
  • Faça com que a criança veja que os pais utilizam o banheiro com frequência. As crianças acabam copiando o que os pais fazem. Com o tempo, vá explicando para ela para quê serve a privada.
  • O próximo passo é fazer a criança sentar no penico sem roupa. Faça isso de forma natural sem pressioná-la.
  • Vá acostumando-a a sentar no penico, principalmente nos momentos em que ela está habituada a fazer cocô, como depois do almoço. Mas mesmo que ela sente no penico e não faça nada, não tem problema.

bebê de fralda

  • Estabeleça alguns horários para leva-la ao banheiro, mas não exagere, porque a criança precisa se acostumar a pedir para ir ao banheiro e não ficar esperando você levá-la.
  • Compre calcinhas ou cuecas divertidas, com estampas coloridas e de personagens. Fale para o seu filho que ele já cresceu e não precisa mais usar fraldas.
  • Quando você menos espera, ela estará fazendo xixi e cocô no penico. Se a criança ficar mais a vontade, ensine-a a usar o redutor de assento.
  • O desfralde noturno só pode ser feito quando a criança já aprendeu a ficar sem fraldas durante o dia. Esse é mais complicado, porque ela ainda não consegue despertar quando tem vontade fazer xixi. A ideia é só retirar as fraldas assim que ela passar várias noites acordando com a fralda seca.
  • Todo o processo, seja o desfralde diurno ou noturno, pode ter recaídas: a criança pode sujar a roupa de vez em quando ou acordar com o lençol molhado e os pais devem ter paciência, sem repreendê-la.
Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios