Como Trocar as Fraldas do Meu Bebê?

No início pode parecer difícil, mas com o tempo você pega a prática e aprende a trocar as fraldas do seu bebê rapidinho.

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Até 1 Ano, Bebês

Parece uma coisa tão simples para várias mamães, mas se você é mãe de primeira viagem e vai trocar o seu bebê pela primeira vez, parece que falta um manual de instruções, não é mesmo? Calma, não se aflija, pois se você nunca teve a oportunidade de brincar de boneca ou de trocar um irmãozinho ou priminho, não há como você ter nascido sabendo como trocar fraldas, certo? Por isso estamos aqui: para você não ficar desesperada e nem passar vergonha em frente das suas amigas e familiares. Então, aprenda como trocar as fraldas do seu bebê e mantê-lo sempre limpinho e saudável:

como-trocar-as-fraldas-do-meu-bebe

O Lado Certo da Fralda

Você tira a fralda do pacote e fica olhando para aquele pedaço de plástico, abrindo-o e virando-o de um lado para o outro com cara de dúvida? Sim, você não sabe qual é o lado certo, né? Não tem problema, pois é fácil identificá-lo: a parte que possui fitas adesivas ou velcro é a que fica no bumbum da criança. Além disso, esse lado normalmente é mais alto que a parte dianteira.

A Fralda Suja

Não adianta fazer cara feia, pois você terá que se acostumar com o cocô e o xixi do seu bebê! E nem se preocupe, pois como ele só ingere leite materno, não exala cheiro forte. Então, retire as fitas adesivas ou o velcro, passe um algodão ou um pano no bumbum para retirar o grosso e, se seu bebê for um menino, cubra o seu pênis para que ele não solte um jato no seu rosto, o que é muito comum acontecer! Levante o bumbum do bebê, puxando a fralda para a frente. Mantenha o bumbum do bebê sobre o plástico ou uma fralda de pano enquanto dobra a fralda suja como um pacote, de modo que a fita adesiva fique por fora para poder prendê-la. Jogue-a no lixo do banheiro. Se preferir, pode jogar o cocô no vaso sanitário e dar a descarga para ser mais higiênica.

Limpe Direitinho

Com um pedaço de algodão molhado em água morna ou com um lenço umedecido, limpe bem as partes íntimas da criança, sempre se lembrando de que, se for uma menina, o movimento deve ser da frente para trás para não levar as bactérias do ânus para a vagina. Ao terminar essa parte, jogue o algodão ou o lenço e pegue um novo para limpar as dobrinhas, que sempre ficam com resquícios de sujeira. Então, pegue um algodão seco e retire todo o excesso de umidade do corpinho do bebê. Por fim, passe uma camada fina de creme contra assadura, especialmente nas dobrinhas e onde a pele costuma ficar irritada.

Hora de Colocar a Fralda Nova

Levante as perninhas do bebê e coloque a fralda aberta com os adesivos para trás. Puxe a parte dianteira para cima e encaixe a de trás nela, fechando-a com os adesivos ou o velcro. Agora o seu bebê está prontinho para continuar a fazer a família feliz com suas travessuras e gostosuras!

Dicas de Especialistas

Na hora de trocar o seu bebê, por mais calmo que ele seja, nunca se afaste dele ou tire a mão de cima dele, pois em questão de segundos, ele pode se virar e cair do trocador ou da cama, o que pode ser bastante grave para um ser tão pequenino! Sempre uma mão no bebê e outra no objeto que deve segurar.

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.