Como Trocar as Fraldas Pelo Penico

Com paciência, união, carinho e atenção, o bebê aprenderá a utilizar o penico e ficar livre das fraldas.

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: 1 a 2 Anos, Crianças

É completamente natural que os pais se sintam ansiosos para que seus filhos larguem as fraldas para finalmente usarem o penico ou mesmo o vaso sanitário. Para a maioria das crianças, esse processo deve começar aos 18 meses, porém, essa não é uma regra geral, já que cada criança tem o seu tempo. Para tanto, é necessário ter muita paciência, determinação e carinho para não acabar traumatizando o bebê. E se toda a família estiver envolvida, melhor ficará o ambiente para que a criança se sinta segura o suficiente para deixar a comodidade das fraldas para enfrentar o penico. Sendo assim, sabia como trocar as fraldas pelo penico e tenha sossego:

como-trocar-as-fraldas-pelo-penico

O Tempo Certo

De nada adianta você querer ensinar uma criança que não está madura o suficiente para encarar o penico. Como dito acima, cada bebê tem o seu tempo e é preciso obedecê-lo para não causar traumas. Assim que o seu filho conseguir pular com ambos os pés, estará pronto para controlar o esfíncter, ou seja, é a hora de apresentá-lo ao seu mais novo amiguinho: o penico.

Converse Com a Criança

Mesmo que o seu bebê ainda não fale, ele certamente compreenderá as suas palavras. Então, converse com ele diariamente sobre a importância do penico ou do vaso sanitário, como se fossem seus amigos divertidos. Explique a sua função e como ele se tornará importante em sua vida, pois levará toda a sujeira embora. Você também poderá encontrar alguns desenhos que falem sobre o assunto no YouTube ou livros infantis que podem ilustrar para a criança o uso do penico.

como-trocar-as-fraldas-pelo-penico1

Compre Penicos Interessantes

Para que a criança se interesse pelo penico, ele deve ser, no mínimo, divertido para chamar a atenção dela. Atualmente, há penicos que tocam músicas, que têm botões que fazem barulhos ou que até piscam luzes. Com isso, seu filho se sentirá motivado a procurar pelo penico-brinquedo a todo momento. Entretanto, você deve lhe explicar que ele só deve ser usado quando ele sentir vontade de fazer xixi ou cocô.

Limpe as Fraldas no Penico

Outra dica importante é explicar para a criança para onde vai a sujeira que ela faz. E como ela é concreta, dê o exemplo usando uma fralda suja. Leve-a ao penico e jogue o cocô do bebê nele, dizendo que lá é o lugar dele, pois a fralda é coisa de bebezinhos.

Motive a Criança

Assim que o seu filho fizer a primeira necessidade no penico, você deve fazer muitos elogios, dizendo que já está grandinho, mocinho e mais lindo ainda! Quando o pai dele chegar, peça para que reforce esses elogios, assim como seus irmãos, tios e avós. Quanto mais pessoas o motivarem, mais vontade ele terá de aprender a fazer o cocô e o xixi no local correto.

Paciência Nos Acidentes

De nada adianta você ter uma crise de nervos quando escapar um xixi ou um cocô nas calças do seu filho. Isso só o deixará encabulado e triste. Você deve compreender que, nesse período de adaptação, as escapadas são completamente normais, especialmente durante o sono, quando a criança não consegue se controlar. Portanto, tenha muita paciência e, quando isso acontecer, converse com o bebê para que ele aprenda a sentir quando precisa ir ao banheiro.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios