Como Usar o Cinto de Segurança na Gravidez
Veja o procedimento para evitar riscos ao bebê
Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Semana a Semana
Na rotina diária, a gestante deve tomar uma série de cuidados para que nada de ruim ocorra ao bebê e a ela. Uma das precauções diz respeito ao uso do cinto de segurança, que deve ser utilizado da maneira correta para não pressionar a barriga ou trazer qualquer risco ao feto em caso de freada mais brusca ou algum outro impacto sério.
Muitas mulheres acham que é mais seguro andar sem o cinto durante a gravidez porque o dispositivo pressiona a barriga. Isso é errado! Assim como todos os passageiros do veículo, é obrigatório que a gestante utilize o cinto de segurança, seja como motorista ou passageira, seja do banco da frente ou de trás.
Na gravidez, é obrigatório que a mulher use cinto de segurança, mesmo nos últimos meses, com a barriga grande. O ideal é utilizar sempre o cinto de três pontos. Mas, se o veículo for mais antigo e só possuir o cinto horizontal, não deixe de utilizá-lo.
Procedimento correto
Acompanhe abaixo qual a melhor maneira da gestante utilizar o cinto de segurança (3 pontos) sem trazer riscos para o bebê:
- Posicione-se com as costas retas e passe a faixa da diagonal por cima dos ombros, de modo que ela fique entre os seios, terminando ao lado da barriga. Com a outra faixa (horizontal), posicione-a em cima das coxas, em cima do osso do quadril.
- Depois de afivelado, verifique se o cinto de segurança está firme.
- Muita gente tem o costume de utilizar a faixa diagonal embaixo do braço, mas dessa forma o cinto não protegerá o passageiro, o que é muito perigoso para as gestantes.
Grávida pode dirigir?
Todas as grávidas podem dirigir: o Código Brasileiro de Trânsito não apresenta nenhuma proibição. No entanto, é sempre bom conversar com o obstetra para saber até qual mês é seguro para a gestante assumir a direção. Muitos médicos recomendam que a gestante dirija até o oitavo mês.
- A barriga grande e a ansiedade com a chegada do parto podem dificultar a condução do veículo. Então o melhor é pedir ajuda de parentes, amigos ou até mesmo utilizar um táxi para que o transporte da mamãe seja seguro.
- A gestante só deve dirigir se estiver bem segura. No primeiro trimestre da gravidez, apesar de a barriga ainda não atrapalhar, a mulher pode sentir tonturas e sonolência, podendo atrapalhar sua atenção. Além disso, na gestação os reflexos da mulher podem ficar comprometidos.
- É importante que a grávida evite dirigir à noite e em lugares desconhecidos. Se precisar dirigir na rodovia, é importante que a grávida esteja acompanhada.
- Nos últimos meses de gestação, dirigir pode ser bem desconfortável por causa do tamanho da barriga, dores nas costas e inchaços nos pés, o que compromete a movimentação dos pedais.
Andar de moto e bicicleta pode?
Se a gestante estava acostumada a andar de moto ou bicicleta deverá esperar o bebê nascer para utilizar esses meios de transporte novamente. Motos e bicicletas são extremamente perigosos para a gestante por conta do maior risco de quedas.

Autora
Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.